BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

CPFL Energia

2012

  • Corporate Design

Resignificando a percepção da sede da CPFL Energia

O ambiente do projeto é a fachada do quarteirão urbano em Campinas, São Paulo, sede corporativa do Grupo CPFL que gera, distribui, comercializa e fornece soluções em energia, considerado um dos maiores do segmento na América Latina.

O projeto e suas edificações se inserem no conceito de "Parque CPFL”, plano diretor que desenvolvemos para organizar e potencializar o desenvolvimento desse ambiente corporativo. Esse case apresenta a nova versão para a solução de fachada e acesso principal. A ação também marcaria as comemorações relativas aos 100 anos da empresa.

O tema alinha-se com as políticas de crescimento sustentável da empresa e a solução empregada apresenta características que atendem a essas demandas.

  • Materiais recicláveis e com ciclo de vida longo
  • Sistema de iluminação de baixo consumo e menor manutenção
  • Vidros com proteção térmica
  • Conforto e segurança aos usuários
  • Acessibilidade universal
  • Manutenção da vegetação existente e integração das áreas externas

SOLUÇÃO

Atendendo a solicitação de qualificar o ambiente externo da sede de Campinas, organizando acessos, circulações, acessibilidade, espaços de convívio e ampliando a visibilidade externa da empresa, em 2005 o GAD' traçou um plano diretor global de intervenções. 
Elemento emblemático dessa transformação, o Projeto da Nova Fachada e Portaria Principal foi desenvolvido em 2012. 
Idealizado para funcionar como fachada e acesso principal, o projeto valoriza o percurso com espelho d’água e elemento escultural, finalizando no Hall Institucional - ambiente lúdico-expositivo que apresenta os valores e a história da empresa. 
A partir de uma composição arquitetônica e paisagística de grande envergadura, a fachada foi integralmente qualificada, traduzindo o momento atual da empresa. 

RESULTADOS

O projeto deu à empresa uma nova percepção no contexto urbano de Campinas. 
A organização dos fluxos e passarelas de acesso também deram aos usuários uma melhor funcionalidade e sentido de um grande parque ao macroambiente corporativo.