BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

GRU Airport Wayfinding

2012

  • Environmental Graphic Design
  • Wayfinding System & Design

Uma localização espacial segura e orientada

GRU Airport é o maior terminal aéreo de passageiros do Brasil e recebe cerca de 35 milhões de pessoas por ano. Antes da reformulação, em situações de pico, o usuário corria o risco de atrasar-se para conexões e até mesmo de perder-se entre um terminal e outro. Para identificar espaços e orientar as pessoas, o cliente solicitou ao GAD' um projeto de Wayfinding Design para ser implantado no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, aplicando os conceitos mais modernos de sinalização em um espaço brasileiro. Mais do que uma sinalização eficiente, esse conceito está baseado no tripé orientação, navegação e informação. Os usuários são “guiados” sabendo, em primeiro lugar, onde estão e em que direção está seu destino, bem como qual o caminho a seguir e a melhor forma de percorrê-lo. O objetivo é tornar mais tranquila, fácil e confortável a experiência de frequentar um ambiente estressante como um aeroporto.

Solução

No Wayfinding, os sinais de informação estão presentes de forma abundante, o que faz as pessoas que frequentam ambientes movimentados e com muitas opções de rotas encontrarem os caminhos adequados sem grande esforço. Esse complexo de sinais inclui nomenclaturas, mapas, sistemas de informação verbal e numérica e também uma infinidade de observações. A sinalização correta, compreensível, consistente e com bom design é essencial para a orientação e para o conforto do público. Nossa proposta tem como premissas os direcionamentos claros, informações precisas e instruções simples. Ela também contempla a utilização sustentável dos recursos, além de diversificar e integrar os meios de comunicação implementados.

RESULTADOS

A remodelação de Guarulhos proporcionou ao passageiro uma experiência superior. Bons sistemas de sinais geraram grande impacto na satisfação do usuário, aumentando a confiança no prestador do serviço. Além disso, a economia de tempo na mobilidade permitiu aos usuários melhores condições para usufruir outras atividades, como a área comercial.