BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

Tex Brasil

2013

  • Brand Strategy
  • Logo Design & Visual Identity
  • Brand Language
  • Brand Book & Guidelines

A marca que representa um segmento inesgotável de possibilidades

O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de apoiar e preparar as empresas das indústrias têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. O programa possui ferramentas para ajudar empresas do segmento em todas as etapas do processo exportador, através da promoção do posicionamento e da internacionalização da indústria da moda brasileira, tornando essa indústria referência mundial em inovação, design e sustentabilidade.

Solução

Uma marca setorial deve ter a capacidade de responder a diversos papéis: integrar a visão do segmento, criar uma identidade única, construir cultura própria, otimizar recursos, vender conceito e não apenas produtos, e, principalmente, ser uma marca de promoção comercial, carregando consigo a imagem de um país. O GAD’ teve o desafio de construir a plataforma da marca, sua arquitetura, identidade e linguagem. Seu logotipo imita um selo, um aval de qualidade, e sua marca endossa a moda, as inspirações e a qualidade da indústria têxtil brasileira. Para comunicar a marca, utiliza-se o apoio de estampas orgânicas, sensuais e coloridas, seja alinhado por segmento ou usadas livremente. Tudo que for criado e desenvolvido em nome da marca deve ser dinâmico, sustentável, criativo e provocativo, sempre como expressão de seu posicionamento “Always Inspiring”.

Resultados

Foi definido um posicionamento e uma maneira desta marca se comportar, de modo a representar um segmento tão diverso - de tecido, pano a produto acabado - de forma poderosa e diferenciadora, ressaltando características únicas do jeito do Brasil produzir e enxergar moda.