BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

Museu das Minas e do Metal Gerdau

2014

  • Logo Design & Visual Identity
  • Brand Language
  • Environmental Graphic Design
  • Wayfinding System & Design

A presença da Gerdau na identidade e comunicação do Museu das Minas e do Metal

O Museu das Minas e do Metal ocupa o Prédio Rosa da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Projetado em 1895 por José de Magalhães e inaugurado em 1897 para abrigar a Secretaria do Interior do Estado, o edifício também foi sede da Secretaria de Estado da Educação e é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). O projeto de ampliação e adequação do edifício para receber o acervo do MMM é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, e a museografia é assinada por Marcelo Dantas.

O Museu das Minas e do Metal abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia e marca a relação entre a história e a cultura de Minas Gerais com suas riquezas naturais.

A partir do dia 1º de dezembro de 2013, a Gerdau assumiu como a nova mantenedora do Museu das Minas e do Metal e solicitou ao GAD’ a organização dos padrões de identidade e sinalização das suas instalações, considerando a compatibilização da marca do Museu com a identidade e o posicionamento da Gerdau. Deveria tornar visível, de forma sutil e estratégica, a presença da Gerdau, seus pilares e compromissos em cima de responsabilidade social e sustentabilidade, assim como propor ações que dessem sustentação e densidade para esse momento.

Solução

A partir do desafio apresentado, e considerando as diretrizes estratégicas da Gerdau, o GAD’ desenvolve uma nova marca para o Museu das Minas e do Metal, um novo padrão de sinalização interna e cria o Espaço Gerdau com o tema da Sustentabilidade Ambiental, Econômica e Social, ressaltando assim a preocupação e cuidados da Gerdau com foco nesses temas.

Esse espaço é marcado por telas videowall com imagens e conteúdos sobre sustentabilidade. E como ponto focal, um elemento iconográfico: com a árvore tecnológica, interativa e dinâmica, os visitantes podem deixar uma mensagem sobre o que desejam para o futuro do planeta e compartilhar nas redes sociais, além de navegar por tablets conhecendo um pouco sobre a Gerdau e sobre os temas da sustentabilidade. No processo de implantação, foram avaliadas diversas alternativas de mapeamento da experiência e foram estudadas importantes alternativas de uso de tecnologia e interatividades, complementando a experiência do Museu das Minas e do Metal.

A primeira fase foi inaugurada em 12 de maio de 2014. O evento contou com a presença do governador do Estado, o presidente da Gerdau e representantes da Cultura do estado de Minas Gerais e teve grande aceitação por parte de todos. A fase 2 está prevista como complemento nos quesitos de interação e tecnologias do espaço.

Resultados

Os depoimentos dos visitantes e o destaque do evento de inauguração geraram importante mídia espontânea e, segundo as medições iniciais, mostram que os objetivos foram encontrados e estão em harmonia com o restante das atrações do Museu das Minas e do Metal.