BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

A+ Medicina Diagnóstica (Grupo Fleury)

2011

  • Brand Architecture
  • Naming
  • Logo Design & Visual Identity
  • Innovation Strategy
  • Retail Concept Design

Descomplicar para criar a marca nacional de medicina diagnóstica

Desde 2002, o Grupo Fleury fez 23 aquisições, somando 13 novas bandeiras para a sua rede, totalizando 94 unidades em diversos estados do país. Uma expansão que fez do Grupo um dos maiores do Brasil em medicina diagnóstica, mas também trouxe desafios: como consolidar e unificar todas essas marcas, já que muitas traziam identidades regionais completamente diferentes entre si? Como potencializar a capacidade de crescimento do Grupo já que havia pouca sinergia operacional e sobreposição de posicionamento de marca? Esse foi o trabalho do GAD’.

Solução

Descomplicar. Essa foi a palavra que guiou o trabalho do GAD’ desde a nova construção de arquitetura das marcas do Grupo Fleury até o desenvolvimento de uma nova marca.

 

Com a diversidade de públicos e regiões, o Grupo não atuaria apenas como uma marca premium, mas alcançaria um mercado maior, por isso a necessidade de se mostrar mais aberto aos consumidores e atento à concorrência. A partir desse cenário, o GAD’ analisou as diferentes praças de atuação da empresa e fez uma ampla pesquisa que mapeou não só as características de cada operação do Grupo como também as unidades concorrentes pelo Brasil. Esses dados apontaram a necessidade de um reposicionamento estratégico que otimizasse recursos e processos. Ou seja: que descomplicasse e trouxesse uma nova experiência no segmento.

 

Assim surgiu a "a+ medicina diagnóstica", a primeira marca nacional do setor criada para o público B. Representada pela imagem de uma gota, a marca foi escolhida por sintetizar a área de medicina laboratorial de uma forma simples e humana.

Resultados

Desde a fachada, ambientação, uniformes, ambiente digital e todos os demais materiais trouxeram um novo universo para a rede, seus clientes e colaboradores. Um trabalho que construiu não só uma identidade nacional para empresa, mas também sua identidade cultural: acolhedora, moderna e descomplicada.