BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

Hospital Moinhos de Vento

2017

  • Brand Strategy
  • Brand Architecture
  • Logo Design & Visual Identity
  • Brand Language
  • Brand Book & Guidelines
  • Corporate Design

GAD cria novo posicionamento para Hospital Moinhos de Vento

“Referência em medicina. Referência em saúde”. Este é o novo posicionamento do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS) desenvolvido pelo GAD, uma das mais importantes consultorias de Branding e Design do Brasil. A instituição completa 90 anos no mês de outubro e apresenta sua nova visão de futuro, baseada nos atributos de ciência, confiança e exigência.

 

O Hospital Moinhos de Vento é um dos seis hospitais de excelência do Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde; e está entre os melhores hospitais da América Latina - é o quarto hospital brasileiro e o único da região Sul no ranking elaborado pela Revista América Economía Intelligence, em uma lista de 44 instituições.

O trabalho do GAD de reposicionamento contemplou várias fases

Diagnóstico, estratégia e posicionamento, arquitetura da marca, linguagem e identidade. Para entender a instituição, a visão de futuro e todos os stakeholders (públicos estratégicos), foi feita uma investigação profunda com os líderes, médicos, pacientes e não-pacientes, e pesquisas etnográficas (mais aprofundadas). Um manifesto da marca foi escrito para representar a essência do novo posicionamento. Para divulgar o reposicionamento, o hospital lançou no dia 02 de outubro, data do aniversário de 90 anos, um vídeo-manifesto a marca.  

 

O novo posicionamento destaca o papel do Hospital Moinhos de Vento como referência em medicina e saúde, além de pesquisa, estudos, excelência e determinação. Os atributos foram traduzidos visualmente por meio de mudanças na linguagem, direção fotográfica e paleta de cores – ficaram mais vibrantes (azul, roxo, rosa e laranja) para ajudar a comunicar o novo momento mais confiante da marca.

“O grande desafio deste projeto foi construir um posicionamento que refletisse de fato o novo momento que o hospital está vivendo e sua visão de futuro , que é se estabelecer como uma referência em medicina e saúde não só no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil”, diz Luciano Deos, presidente do GAD.

 

Para traduzir este novo posicionamento foi feita uma importante evolução da linguagem visual da marca, sem mudar o logotipo, que é um elemento de grande reconhecimento da comunidade. O logo apenas passou por ajustes técnicos e de tipografia. Um selo (“Referência em Medicina e Saúde”) foi desenvolvido pelo GAD para servir de marca em vários momentos da comunicação. O logo e a identidade visual do Hospital Moinhos de Vento foram criados pelo GAD há 10 anos.

Respeito pela marca reconhecida

“O desafio também foi conseguir traduzir visualmente este novo posicionamento, mas sem alterar a marca e identidade atual, já que elas são muito fortes e reconhecidas. Para isso, criamos uma nova linguagem, valorizando a identidade atual, mas com um pequeno redesenho no logo e com a inserção de alguns elementos gráficos e de outras cores para que isto pudesse dar mais dinâmica e traduzisse este momento mais vibrante, tecnológico e voltado para inovação e referência do hospital”, completa Luciano Deos.

 

O Hospital Moinhos de Vento foi fundado em 1927, como Hospital Alemão, e conta com mais de 4,2 mil colaboradores e mais de 3 mil profissionais no corpo clínico. Faz quase 200 mil atendimentos ambulatoriais por ano.