BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

Labi

2017

  • Brand Strategy
  • Logo Design & Visual Identity
  • Brand Language
  • Brand Book & Guidelines
  • Retail Concept Design

GAD cria nova marca Labi Exames

Rede de laboratórios chega ao mercado com foco nos consumidores sem plano de
saúde e oferece exames mais acessíveis; pacotes inteligentes custam a partir de R$ 34.

Solução

Laboratório inteligente. Com este conceito, chega ao mercado o Labi Exames, uma rede
de exames laboratoriais que busca facilitar o acesso à saúde por meio de exames de
análises clínicas.

O público-alvo do Labi Exames são pacientes sem plano de saúde ou aqueles que hoje
são atendidos tanto pelas redes de medicina mais populares quando pelo SUS. “É muito
comum que o paciente do SUS seja atendido pelo médico e não consiga fazer os exames
rapidamente. Oferecer acesso é uma forma também de estimular o retorno e garantir
uma medicina de qualidade, com impacto positivo nos custos da saúde”, explica Dr.
Octavio Fernandes, vice-presidente de operações da rede.

O GAD foi chamado para desenvolver todo projeto de estratégia e identidade da marca.
Para chegar ao conceito de “laboratório inteligente” foi necessário um diagnóstico para
entender os consumidores. Com o diagnóstico pronto, o GAD definiu o posicionamento
da marca (como ela “fala” com o mercado, seus atributos e essência) e a linguagem a
ser implantada (logotipo, cores e elementos). A experiência da marca também foi
pensada pelo GAD, desde a arquitetura do laboratório ao fluxo de pessoas. Na parte de
“Naming” foi escolhido o nome Labi Exames, que exprime o conceito de inteligência.
O projeto completo levou seis meses para ser desenvolvido.

Resultados

“As pessoas precisam e querem soluções de saúde mais inteligentes e acessíveis. O Labi
Exames chega para dizer que é possível ter acesso a exames laboratoriais, com
qualidade e bom serviço, sem gastar muito”, destaca Luciano Deos, presidente do GAD.
 
O Labi Exames oferece uma forma única e inédita de prestação de serviços, da coleta do
material à entrega dos resultados, permitindo que milhões de brasileiros que não têm
plano de saúde possam realizar seus exames laboratoriais, com preços mais acessíveis.
“Nossa meta é atender cerca de três milhões de pacientes por ano em 2022”, afirma
Marcelo Noll Barboza, CEO do Labi Exames. A empresa conta com Luis Terepins
como investidor e presidente do conselho de administração. Marcelo Noll Barboza e o
médico Octavio Fernandes são ex-executivos da Dasa.

A rede conta com unidades físicas – a primeira inaugurada neste mês no bairro de Santo
Amaro, em São Paulo – e com uma rede de técnicos de enfermagem treinados para a
coleta em residências, empresas ou associações. Além dos exames da forma tradicional,
levando o pedido médico, o laboratório oferece 20 pacotes, como Saúde da
Mulher, Saúde do Homem, Gestante e Controle do Diabetes. Os 20 pacotes montados
pelo Labi Exames seguem padrões internacionais e reúnem os exames laboratoriais
mais solicitados pelos profissionais de saúde. Os laudos têm uma linguagem didática e a
clara orientação para que o paciente leve seu exame a um médico.
 
O Labi Exames montou pacotes inteligentes, a preços acessíveis. O pacote Metabolismo
do Açúcar, por exemplo, reúne os três exames mais importantes para o diagnóstico e

acompanhamento do diabetes e custa R$ 34: Glicose, Hemoglobina Glicada e Urina tipo
1. O pacote Cuidados para a Mulher, que custa R$ 114, reúne os principais exames que
mulheres com menos de 45 anos, mais de 45 anos ou mais de 60 anos deveriam fazer
anualmente.