BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

quantiQ Indústria Química

2009

  • Naming
  • Logo Design & Visual Identity
  • Brand Language
  • Corporate Communication

Uma marca para expressar todo o potencial da química

Nos primórdios dos anos 2000, a Ipiranga Química se encontrava às voltas com o dilema existencial de continuar apostando suas fichas nos insumos básicos, enfrentando os grandes players do setor, ou dar uma guinada na direção de produtos com maior valor agregado. O cliente optou pela mudança de rota, buscando o GAD’ para definir um novo nome, posicionamento, identidade e comunicação de marca, transição que se consolidou com sua aquisição pela Braskem. Apoiada no tripé conhecimento, diversidade e capacidade de realização, centrada em todo o potencial da química, a empresa deixou de ser apenas uma fornecedora de matéria-prima para se tornar parte ativa da área de desenvolvimento de produtos dos seus partners. Listam-se entre os 700 produtos, divididos entre commodities e especialidades químicas, uma gama de itens que vai de lubrificantes a aromas e fragrâncias, óleos vegetais a barras de cereais e ração para cães e gatos 

Solução

Preservando o histórico da empresa e a “memória da marca” de forma sutil, por meio da incorporação da abreviação natural de sua razão social anterior, IQ, chegou- se à solução nominativa quantiQ, desvinculando-se daquele momento em diante da imagem a qual estava associada há quase duas décadas. Definida a estratégia, discussões internas e conjuntas confluíram para a superação da ideia preconcebida, norteando-se pela diretriz conceitual de manter um resíduo neutro, lembrando Ipiranga Química, reforçar a conexão com a química e criar um nome com significado próprio, de fácil memorização, distinto e com personalidade, além de, no âmbito do público interno, ser capaz de gerar um senso de pertencimento e identificação com a denominação, convertendo-os em força motriz e transformadora para a rápida adoção da mudança.
O GAD' criou o slogan “todo potencial da química”, conceito baseado nos valores, atributos e cultura corporativa da empresa para, na sequência, desenvolver a sua identidade visual e a comunicação interna e externa.
Personalizado, o logotipo da quantiQ estruturou-se mediante letras especialmente redesenhadas, ressaltado pelo Q final maiúsculo. Para melhor explicitar a mudança, optou- se também por uma cor básica, a magenta pura, uma tonalidade vibrante, densa e marcante em substituição à combinação antiga amarelo/azul. O azul, laranja e verde foram usados respectivamente para uma correta diferenciação e identificação das três divisões da companhia: lifescience (distribuição de excipientes e princípios ativos para os setores cosmético, farmacêutico, nutricional etc.), químicos (distribuição de solventes e óleos para as áreas de lubrificantes, tintas, transformação plástica, produtos de limpeza, entre outros) e produtos e serviços (da armazenagem e envasamento de insumos químicos e petroquímicos a laboratórios de análises e formulação de produtos, além de logística de abastecimento e distribuição).

Resultados

O resultado final foi um projeto bem estruturado, reconhecido com a Premiação Ouro/Categoria Design na edição 2010 do Wave Festival, promovido pelo jornal Meio & Mensagem, e reunindo os diversos setores de comunicação do Brasil e da América Latina.