BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

Lojas Vivo

2013

  • Retail Concept Design
  • Merchandising Systems & Design
  • Environmental Graphic Design

Redesenho das lojas com uma estética informativa e acolhedora

A Vivo, maior operadora e líder do segmento Telecom no Brasil, buscava uma adequação da sua linguagem de lojas e revendas visando melhorar a experiência e permitir uma expansão em novas lojas e adequação das lojas antigas que necessitavam de manutenção. A principal orientação era permitir essa evolução com baixos investimentos e rápido roll out, permitindo uma melhor capilaridade desse novo conceito, assim como trazer para as lojas uma estética mais viva, informativa e acolhedora. A escala de abrangência do projeto envolve a abertura de novas lojas e a atualização de toda a rede, que tem mais de 300 lojas e 2,5 mil revendas, envolvendo um roll out durante os anos 2013 e 2014.

Solução

Simplicidade, aconchego e organização da comunicação marcam as lojas da Vivo reformuladas. Sem perder o foco no posicionamento da marca - conectado vivemos melhor - o projeto tem uma estética informativa e acolhedora. 

A predominância do branco continua, mas o piso vinílico com aparência de madeira deu um ar mais aconchegante ao espaço. O novo ponto de venda traz formas retas e limpas, com a presença de cores fortes. A preocupação com o meio ambiente e com a acessibilidade foi respeitada com o uso de materiais sustentáveis. 
A intenção é oferecer uma solução de design democrática, para todos os públicos.

Para possibilitar a adaptação às necessidades dos espaços, os pontos de venda têm alguns itens básicos para padronização, mas podem ser finalizados com diferentes layouts de acordo com a oportunidade. Esta categorização permitiu adequar a correta relação entre as locações das lojas e seus públicos, otimizando a relação custo/benefício e preservando os aspectos relacionados à identidade e à linguagem Vivo. Dessa forma, a segmentação permite adequar o projeto para oferecer lojas acessíveis em locais de menor poder aquisitivo e lojas mais sofisticadas, adequadas aos locais de públicos mais exigentes. Nessa escala de ambientações, alguns materiais e acabamentos foram simplificados ou suprimidos, o que irá permitir uma maior capilaridade.

A organização das peças de merchandising que compõem o cenário da loja  também foi um ponto importante que marcou esse novo modelo, no qual foi criado uma hierarquia do tipo de informação adequada de acordo com cada zona da loja, tornando-a assim mais eficiente.

RESULTADOS

O projeto, desenvolvido no inicio de 2013, teve  seus requisitos de custo e aplicabilidade plenamente alcançados e também permitiu a implantação de um melhor nível de experiência e todo um regramento que racionalizou e potencializou a comunicação no PDV.
As lojas estão sendo implantadas e está sendo desenvolvida uma manualização desse conceito  aplicado.