BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

Petrobras/Lubrax

2011

  • Brand Architecture
  • Logo Design & Visual Identity
  • Packaging Design
  • Brand Book & Guidelines
  • Product Design

Revitalização da marca, do produto e da embalagem

Líder no mercado brasileiro, a Petrobras, através da sua marca Lubrax, produz uma linha completa de lubrificantes com mais de 100 tipos diferentes de produtos para os setores automotivo, industrial, de aviação, ferroviário e marítimo. Apesar da posição consolidada no mercado interno e da liderança no volume total de vendas no país, a identidade visual das embalagens não refletia a imagem de uma empresa com o nível tecnológico dos que desenvolve. Em uma rápida análise, foi possível identificar a fragilidade dos frascos, principalmente frente à concorrência: não tinham personalidade na modelagem, eram pouco funcionais e, pelo excesso de ícones em sua apresentação, não existia uma hierarquia de informação, dificultando o entendimento dos consumidores no ponto de venda. O desafio do GAD' não era apenas modernizar as embalagens, mas sim resolver uma série de variáveis técnicas, sem descaracterizar a origem e credibilidade Lubrax.

Solução

Com mais de uma centena de rótulos que compõem a família de produtos Lubrax, o GAD' fez uma escolha estratégica para o início do trabalho: começar o realinhamento da arquitetura e definição do novo conceito estético pelas embalagens com maior visibilidade no varejo, as versões de um litro e um litro e meio. Para isso, uma extensa pesquisa foi feita, com vendedores e consumidores, em pontos de venda e postos de combustível de todo o Brasil. Essas informações mostraram que era necessário evoluir para um projeto de revitalização da marca, levando aos usuários uma proposta mais amigável, com uma linguagem mais próxima e menos técnica, sendo mais funcional tanto no seu manuseio e transporte como também nas mensagens e namings das embalagens. Foram dois anos de estudos e testes para estender a nova abordagem para o imenso portfólio da marca, unificando e simplificando o mix em duas linhas de comercialização: os óleos Básicos e os óleos Avançados, identificados com a origem brasileira da Petrobras: frascos na cor verde e frascos na cor amarela.

Resultado

Foi uma completa revisão estrutural, dimensional e funcional das embalagens. O novo shape, além de transmitir um conceito mais atual, reforçou sua estrutura sem prejuízo na matéria-prima, melhorando muito a funcionalidade:

 

- bocal maior para melhor envase e vazão.

 

- tampas mais robustas, facilitando a abertura pelo usuário final e colaborando para reforçar o apoio vertical no empilhamento.

 

- local de “pega” facilmente identificado pela textura e baixo relevo, facilitando o manuseio.

 

- ajustes dimensionais para maior eficiência logística, com aproveitamento total do palete padrão, garantindo maior segurança no transporte.

 

- apenas duas cores para classificar as categorias de produtos básicos e avançados.