BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

AMPM/ Ipiranga

2012

  • Brand Book & Guidelines
  • Retail Concept Design
  • Merchandising Systems & Design

Um projeto de design a serviço da conveniência

Líder no mercado nacional de conveniência, com 44% de market share conforme o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), as unidades da AM/PM vivenciaram um período de modificações, expandindo seu setor alimentício e readequando suas lojas para que dialoguem com a diversidade do público que nelas convergem. Um marco dessa nova visão é a renovação da identidade dos ambientes desenvolvida pelo GAD’ para a Ipiranga, que precisava responder à ênfase na área de alimentos e instalação de padarias em alguns estabelecimentos. Paralelamente a isso, o projeto tinha que alcançar tanto aquela pessoa que entra na AM/PM para tomar o café da manhã ou para fazer um lanche rápido, como a quem está indo para uma festa e faz uma parada no local ou está abastecendo e lembra que precisa de algum item específico. O objetivo era deixar os espaços mais funcionais, versáteis, acolhedores e amigáveis, reforçando sua característica de atendimento 24 horas. O desafio era renovar mantendo elementos permanentes de identidade. 

Solução

AM ou PM? Quente ou frio? Seco ou molhado? O conceito do projeto explorou esses antagonismos para a organização espacial das lojas, no sentido de agilizar a identificação dos setores pelos variados públicos. Essa organização foi viabilizada por meio da definição de duas cores, para salientar os itens de consumo rápido e os que levam à permanência do consumidor no lugar. O diferencial de funcionamento dia e noite das unidades foi simbolizado através da escolha do laranja e azul como tons principais para a revitalização dos ambientes. O azul foi relacionado aos produtos de conveniência, atendendo a uma necessidade de compra rápida. Já o laranja, que convida a pessoa a ficar no local, aos artigos de refeições e padaria. Integrar esses dois lados antagônicos, mas que conversam entre si, foi o grande diferencial desse trabalho. 

Resultados

A facilidade de consumo foi obtida nos expositores com a melhor categorização dos produtos. Foi concretizada a transformação das lojas em ambientes mais inovadores, próximos de seus públicos, e que oferecem uma experiência sensorial a seus frequentadores. A rápida adoção do novo conceito e a sua agilidade de implantação –, foram executadas mais de 1 mil lojas com esse modelo – aliado ao baixo custo, evidenciam o sucesso deste projeto.