BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

Embratel Telecomunicações

2006

  • Brand Strategy
  • Brand Implementation
  • Logo Design & Visual Identity
  • Brand Language
  • Brand Book & Guidelines

A evolução da identidade de uma marca forte

A privatização do sistema de telecomunicações, em 1998, provocou mudanças profundas no setor no Brasil. O processo melhorou a qualidade dos serviços prestados, mas despertou a antipatia de alguns segmentos da sociedade, contrários à transferência do comando das companhias do setor para as mãos da iniciativa privada. Uma exceção à regra é a Embratel. Devido à trajetória fortemente ligada ao desenvolvimento do país, a companhia teve sua imagem preservada durante a fase de mudanças pelas quais o setor passou no final dos anos 1990 e no início dos anos 2000. As marcas, corporativa e de produtos e serviços – surgidos ao longo dos últimos anos –, não estavam alinhadas e não refletiam o atual momento da companhia, por isso, necessitavam passar por uma longa revisão. Em maio de 2006, a companhia apresentou ao GAD’ as principais diretrizes que deveriam nortear o projeto de modernização da marca. Ao mesmo tempo em que era necessário trazê-la para o presente, os acionistas não queriam abrir mão de valores tradicionalmente seguidos pela Embratel. Também era necessário manter o logotipo próximo do seu desenho anterior, sem modificações drásticas. Optou-se pelo caminho da evolução da marca.

Solução

Ao compreender cada segmento de atuação da companhia, o estudo preliminar deu base para o GAD’ criar um trabalho relevante. O levantamento contou com materiais inventariados pela empresa, além de reuniões com seus executivos. Nessa etapa surgiram os valores e atributos da marca. A “brasilidade” e “tecnologia” foram definidos como os mais importantes. O conjunto de atributos se completou com “credibilidade”, “inovação” e “proximidade”. Assim, o GAD’ voltou-se para o design da marca corporativa, o que resultou em pequenas modificações no logotipo da Embratel, de modo a modernizá-lo e tornar sua leitura mais fácil. O projeto contemplou todas as expressões corporativas da Embratel, como identificação nos prédios, veículos, fachadas e outros elementos que compõem a identidade geral da marca. 

Resultados

A implantação foi feita de forma gradual, com a intenção de mostrar ao público que a companhia permaneceu sólida e confiável e, como prestadora de serviços de tecnologia sofisticada, está em constante processo de renovação. Com o tempo, as pessoas perceberam a nova personalidade da Embratel e novas formas de se relacionarem com a companhia.