BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

Livraria Cultura

2013

  • Merchandising Systems & Design
  • Environmental Graphic Design
  • Wayfinding System & Design

Cultura através da sinalização e visual merchandising

O desafio solicitado pela Livraria Cultura ao GAD’ foi criar uma sinalização em sintonia com o projeto arquitetônico da loja, assinado por Marcio Kogan, e manter a funcionalidade do espaço para os clientes, criando uma nova linguagem para a marca.

Solução

A sincronização entre a nova arquitetura e suas necessidades de navegação, entre a marca e o visual merchandising, foi tratada a partir da geometria dos quadrados e cubos, criando um grid lógico que combinamos com uma releitura dos pictogramas com formas humanas, alinhados com uma tipografia e diagramação clara e limpa. 
As histórias universalmente conhecidas pelo público ajudam os clientes a circular pela nova Livraria Cultura do Shopping Iguatemi São Paulo. O trabalho de sinalização e visual merchandising do ponto de venda foi realizado pelo GAD’ e usou como referência o storytelling. As peças da sinalização trazem pictogramas inspirados na comunicação universal e resgatam as artes, sempre conectando os personagens citados ao espaço em que ele está inserido. Para sinalizar os elevadores, por exemplo, há imagens de Mary Poppins, Homem-Aranha e Rapunzel, todas acompanhadas por citações das obras em questão. Na indicação do restaurante, há referência à obra “Alice no País das Maravilhas".

Resultados

A linguagem usada conseguiu buscar a simplicidade e apostou no processo intuitivo do cliente para circular pela loja. Ao mesmo tempo, esses elementos evocam o pensamento das pessoas, dando margem para diferentes interpretações, já que elas têm de buscar suas referências na memória. A loja passou a ser rapidamente uma grande referência para a marca e vem obtendo importantes retornos positivos de venda e imagem.