BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

Panvel Farmácias

2014

  • Retail Concept Design
  • Merchandising Systems & Design
  • Environmental Graphic Design

Tudo para você ficar sempre bem

A Panvel, maior rede de farmácias do Sul do país e uma das mais importantes do país, possui 4,8 mil empregados e mais de 290 lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Com 39 anos de história, a Panvel é líder no Rio Grande do Sul. Está presente em 85 municípios e atende 27 milhões de clientes ao ano. São mais de 15 mil itens à venda nas lojas, entre medicamentos e perfumaria, nacionais e importados. Tem como ponto forte a maior linha de produtos de marca própria do país.
A marca, em função do seu protagonismo em seus mercados de atuação, viu na oportunidade apresentada por este novo ponto comercial a ser construído uma boa alternativa para atualizar o design de seus pontos de venda a partir desta nova flagship.
O GAD’, que vem transformando e padronizando os padrões de experiência da marca no varejo, teve neste projeto mais um desafio: melhorar o padrão de experiência do público premium da Panvel, dentro de um círculo virtuoso contínuo de avaliações, propostas e reavaliações permanentes. 

Solução

A partir do desafio apresentado, e considerando as diretrizes estratégicas da marca e seu posicionamento "Tudo para você ficar sempre bem", partimos para uma imersão no problema e em algumas alternativas de solução.
No contexto global, o conceito de bem-estar e beleza vem assumindo novos contornos nos últimos anos. A tendência atual procura fundamentar-se em uma concepção mais ampla de prazer, entendida como felicidade para um número maior de pessoas.
Ideia central: ampliar o posicionamento da marca Panvel, incorporando políticas de sustentabilidade, repercutindo na comunicação, sinalização e design da loja, envolvendo e educando seus públicos.
O objetivo para essa loja foi proporcionar BEM-ESTAR a todo consumidor Panvel, através de uma experiência nova com a marca dentro do PDV, construída através dos pilares da experimentação, tecnologia, proximidade e assistência. High tech e high touch, ou seja, a combinação de tecnologia e proximidade passou a ser nossa meta.
A solução de projeto buscou potencializar a identidade institucional, tornando o lugar um representante dos conceitos básicos de identidade e expansão da marca; a identidade de design, ao estabelecer os elementos sensoriais que unifiquem a sua linguagem, através da comunicação visual, da ambientação e da experiência; e do visual merchandising, trabalhando a funcionalidade, a narrativa, a estética e a interatividade, garantindo a conquista e a fidelização dos clientes.
O projeto arquitetônico potencializou a localização de esquina e estruturou, de forma simples mas intuitiva, dois macro espaços: o externo, com o estacionamento e a área de transição ao acesso; e o interno, composto das zonas dia a dia e bem-estar, o eixo de experimentação, com sua cuba central de água, a área de medicamentos e a área de check-out, com produtos de impulso, check stand.

Resultados

Os depoimentos dos consumidores e o destaque do evento de inauguração geraram importante mídia espontânea e, segundo as medições iniciais, mostram que os objetivos já foram parcialmente encontrados. Percebe-se no novo espaço a vocação para ser a nova referência da marca.