BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

ViaRio S.A.

2013

  • Brand Strategy
  • Naming
  • Logo Design & Visual Identity
  • Brand Language
  • Brand Book & Guidelines

Marca que amplia oportunidades para as pessoas

A Concessionária ViaRio é formada pelas empresas Invepar, Odebrecht Transport e CCR e venceu a concorrência para administrar por 35 anos a Ligação Transolímpica, uma das principais obras de mobilidade urbana da cidade do Rio de Janeiro, ligando a Zona Oeste (Barra da Tijuca) à Zona Norte (Deodoro).
Com o posicionamento “Unir para ampliar possibilidades”, a ViaRio interliga partes importantes do Rio de Janeiro. Ir e vir é economia de tempo. Tempo que será revertido em qualidade de vida, em novas oportunidades para as pessoas, aumentando as opções de moradia, negócios e lazer. O GAD’ assumiu o desafio de desenvolver a estratégia, o nome, posicionamento, linguagem e identidade para essa nova marca.

Solução

O GAD’ precisava desenvolver uma marca que representasse a via expressa e a empresa, que fosse voltada para os usuários, que representasse o real impacto da via e da empresa na cidade, se apropriando do momento positivo em que o Rio de Janeiro e o Brasil estão, em razão dos Jogos Olímpicos. Tinha que ser um logo com desenho proprietário, com fácil gerenciamento (estrutura de aplicação) .
O nome sugere naturalidade e leveza - reforça a cultura local, fortalece o orgulho e se integra à cidade, que se apropria e remete para uma linguagem orgânica, estimulando e construindo as referências para um logo com as curvas da via e do próprio Rio de Janeiro.

Resultados

Visibilidade para o projeto e a real dimensão da via e da concessionária no dia a dia da cidade.