BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

Lojas taQi

2009

  • Brand Strategy
  • Logo Design & Visual Identity
  • Retail Concept Design
  • Merchandising Systems & Design

Marca em sintonia com o novo varejo

O Grupo Herval, que teve sua origem numa madeireira há mais de 60 anos no interior do Rio Grande do Sul, tem negócios extremamente diversificados, nas áreas industrial (Móveis Herval, Colchões Herval, Herval Química), de serviços (Financeira, Consórcios) e do varejo, cuja transformação mais radical envolveu a criação de uma marca totalmente nova para as lojas mantidas pelo grupo – originalmente chamadas de Lojas Herval. O GAD’ teve a missão de construir um novo nome, posicionamento, identidade e concept design de loja. Surgiram então as Lojas taQi, com a ambição de fortalecer a relação com os consumidores finais e conquistar outros perfis de público, além da abertura de novas fronteiras comerciais em outros estados brasileiros. Nesse sentido, uma das premissas essenciais foi compreender que a marca taQi representava um novo padrão de varejo – portanto, era necessário esquecer a antiga operação e, de quebra, não associar imediatamente a operação com a atividade do grupo. Tarefa complicada para uma tradição de mais de meio século. Era necessário que tanto clientes quanto colaboradores enxergassem as Lojas taQi como um avanço, um espaço completamente novo e com muito mais itens.

Solução

Foi construído o posicionamento de marca para uma loja que tem mais, com ênfase na diversidade, no mix de produtos oferecidos e nas vantagens da oferta. O nome representa a aglutinação de “Está” com “Aqui” e trata-se de uma afirmação coloquial usada quando se encontra algo que se estava procurando muito. A mudança foi feita em 2009 e exigiu um planejamento minucioso, tanto para a nova característica visual – incluindo logos, pontos de venda e campanhas de mídia – quanto para a migração para um novo conceito. A estratégia definida pelo GAD’ e desenvolvida e implantada pela Paim Comunicação exigiu ações como a criação de um hotsite, contato com frequentadores assíduos das lojas do grupo e uma campanha massiva para o público consumidor, envolvendo TV, rádio e jornal.

Resultados

Além de ser uma marca nova, as Lojas taQi surgiram em um cenário de alta competitividade e desafiando uma profunda tradição associada ao grupo Herval. Mas o resultado que se percebe hoje é de absoluto sucesso, perfeitamente assimilado pelos seus clientes.