BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

EMS Empresa Farmacêutica

2007

  • Brand Strategy
  • Brand Architecture
  • Logo Design & Visual Identity
  • Packaging Design
  • Merchandising Systems & Design

A reinvenção do mercado

A EMS é a empresa farmacêutica líder no Brasil há seis anos consecutivos. Fundada há quase 50 anos, e com capital 100% nacional, possui dois complexos industriais estrategicamente localizados em São Bernardo do Campo e em Hortolândia, no estado de São Paulo. Com um trabalho baseado em ousadia, simplicidade, excelência e responsabilidade, precisava transferir esses atributos para a força da marca, que não refletia o porte nem o potencial da empresa. Como o primeiro laboratório brasileiro a produzir, no país, medicamentos genéricos, a EMS definitivamente estava reinventando o mercado farmacêutico. Solicitou ao GAD’ uma redefinição do posicionamento, linguagem e identidade da sua marca.

Solução

O GAD’ construiu o diagnóstico, a estratégia da marca, sua linguagem e identidade visual, também aplicada em todo o sistema de embalagens e merchandising nos pontos de venda. O redesenho procurou enfatizar o principal produto da empresa: os medicamentos. Por isso, as formas orgânicas simbolizam as moléculas e células. As formas deveriam ser contemporâneas, pois se trata de uma empresa que trabalha com alta tecnologia, é original e tem forte personalidade. O azul institucional foi ampliado, pois a cor confere confiabilidade e leveza à marca. Os pontos de venda e a exposição dos produtos também foram analisados, tanto que as ondas desenhadas na embalagem melhoram a leitura da marca nos PDVs, criam impacto e reforçam a ideia de unificação. Para consolidar a nova identidade, foi desenvolvido um manual que define os padrões de utilização da marca. Hoje em dia não há dificuldade para viabilizar projetos, porque a base estratégica é muito consistente e coesa. 

Resultados

O GAD’ aplicou sua metodologia na totalidade: estratégia, identidade, implantação e gestão. O processo foi vitorioso e, ao longo de um ano e meio de trabalho, o grupo entendeu que marca é um importante fator de diferenciação e valor para o seu negócio, assim como um poderoso instrumento da cultura organizacional.