BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

Claro

Identidade e Linguagem - 2003

  • Brand Strategy
  • Logo Design & Visual Identity
  • Brand Language
  • Packaging Design
  • Brand Book & Guidelines

A construção de uma marca nacional

A Telecom Americas, grupo empresarial com origem em telefonia fixa e móvel no México, comprou várias empresas de telefonia móvel no Brasil, todas originárias da banda B, ao longo do ano de 2002, o objetivo era criar uma grande marca nacional num contexto de grande competitividade. Precisava expandir sua área de atuação para mais de 20 estados brasileiros e alcançar um terço do mercado brasileiro em quatro anos. Adquiriu a Claro Digital no sul do Brasil; a Tess, no interior de São Paulo; a BCP Nordeste; a ATL, no Rio de Janeiro; a Americel, em Brasília e região centro-oeste, e, logo depois, a BCP, em São Paulo, e as concessões dos estados do Paraná, Santa Catarina, Bahia, Sergipe e Espírito Santo. O desafio era desafio de criar uma grande marca nacional de telefonia móvel.

Solução

A partir do resultado de pesquisas qualitativas e quantitativas, o nome Claro surge com força e se consolida como a principal alternativa. O posicionamento tinha que refletir uma empresa próxima do cliente, transparente, ética e objetiva. O GAD’ definiu a expressão: “Comunicação clara sempre”. O logo precisava transmitir a mensagem de clareza, iluminação, brilho, visibilidade, luz, identidade com o Brasil e que tivesse o mesmo entendimento semântico em qualquer região do território nacional – foi escolhido o arquétipo do Sol para representar esta marca. Em seguida, foi desenvolvido o logo e todos os seus aplicativos, formando a identidade e linguagem visuais. Novas embalagens, novas lojas, materiais gráficos, de comunicação interna, de merchandising e promocionais precisavam ser implantados em todo o Brasil num tempo recorde: três meses. O plano de implantação e lançamento de marca para todos os públicos no Brasil envolveu o gerenciamento e roll out em 23 estados brasileiros, com 89 lojas próprias, 6 mil pontos de venda e 60 mil pontos de recarga. Foram mobilizados dezenas de consultores, centenas de fornecedores, milhares de funcionários e milhões de clientes.

Resultados

Hoje, a Claro é a marca de Telecom da América Móvil em 17 países da América Latina e Caribe. Somente no Brasil atende mais de 60 milhões de clientes. É considerado um dos mais importantes cases de branding nacionais e conquistou diversos prêmios no Brasil e no exterior, como Cannes Silver Lion, em 2009; IF Design Awards, em 2006; London International Awards – Grand Prix em 2004; Case de Design do Ano pela Revista About, editada pela ABA, em 2004 e Ouro na Bienal de Design Gráfico, ADG Brasil, em 2004.