BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

Habib`s

2013

  • Brand Strategy
  • Brand Implementation
  • Logo Design & Visual Identity
  • Packaging Design
  • Brand Book & Guidelines

Muito mais do que um fast-food

Ao completar 25 anos, a rede de fast-food de culinária árabe do Brasil atualiza sua estratégia, posicionamento e linguagem de marca para sustentar sua expansão a longo prazo. Com um sistema inovador de franquias, preços acessíveis e o conceito de diversidade no cardápio, a marca Habib’s iniciou sua trajetória no mercado brasileiro na capital paulista em 1988 e logo se destacou, conquistando clientes em várias cidades do país. Reconhecida pelo elevado nível de capacitação de seus profissionais e alto índice de aprovação por parte dos consumidores, a rede precisava consolidar sua história de sucesso em uma estratégia de marca capaz de gerar diferenciação e valor no longo prazo, suportando seu plano de crescimento.

Solução

Ao abordar o desafio de branding apresentado pelo Habib’s, a equipe do GAD’ chegou a uma conclusão surpreendente: a marca tinha um potencial muito maior do que a forma como era percebida e muito mais a expressar aos seus públicos. Essa conclusão é resultado de um diagnóstico que envolveu análise de materiais, mapeamento de mercado, entrevistas com executivos e colaboradores, pesquisa com consumidores e visitas a lojas do Habib’s ao redor do país.  

Toda a potencialidade da empresa estava oculta por suposições de senso comum e fragmentação da imagem. O cuidado com os produtos, por exemplo, era percebido pelos clientes apenas como ‘comida boa e barata’. Era preciso revelar a força de um trabalho em busca da qualidade em cada ingrediente.

Para isso, o GAD’ mudou os referenciais: a marca não deveria apenas ser reconhecida, mas desejada; a relação com o consumidor tinha que passar pelo lado emocional e não só funcional; os produtos deveriam conquistar mais pelo coração do que pelo bolso.  Então, foi elaborada a estratégia de reposicionamento para revelar um Habib´s que poucos conhecem. A concepção de aproximação da esfera emocional para gerar experiência de marca nos vários pontos de contato do Habib’s passou pela valorização do relacionamento entre a empresa e os clientes, desde o cuidado com a imagem dos pontos de venda até a gentileza no atendimento. Essa história não podia mais ficar nos bastidores: tinha que estar expressa em cada detalhe. 

Com a proposta de valor sintetizada no posicionamento “Muito mais do que você imagina” e atributos que somam vontade de fazer bem feito, bom humor e amor aos clientes, o Habib’s já estava pronto para alinhar sua linguagem e expressar o seu jeito de ser e fazer.

Resultados

A comunicação buscou abranger simplicidade, agilidade e bom humor, privilegiando mais a esfera visual (de rápida apreensão) que a verbal. Para isso, foram criados pictogramas e outros elementos de infografia, como a equação mágica Habib’s, que traduz o posicionamento. A paleta de cores da marca - que contava com o vermelho como cor principal, apoiado pelo amarelo - foi ampliada, o que tornou a identidade mais leve, divertida e despojada.

Mais de 40 estudos foram realizados até chegar ao novo logo, que trouxe mais proximidade e empatia ao personagem que dá rosto à marca.  As fotos passaram a mostrar os ingredientes e produtos fresquinhos, o capricho na preparação dos lanches, as pessoas que fazem o Habib’s e o dia a dia das lojas. O tom de voz da comunicação ganhou enfoque bem-humorado, informativo e verdadeiro, para transmitir a empolgação com que a empresa lida com seus processos.