BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

GRU Airport

2012

  • Brand Strategy
  • Brand Implementation
  • Naming
  • Logo Design & Visual Identity
  • Brand Book & Guidelines

A estratégia do movimento

Após ser concedido em 2012 ao consórcio Invepar/Airports Company South Africa (ACSA), o Aeroporto Internacional de Guarulhos precisava construir uma nova imagem que refletisse a realidade atual de investimentos, de aperfeiçoamentos e de preparação para o futuro, assim como alterar a visão negativa existente no Brasil e no exterior sobre o segmento, consequência do apagão aéreo e da falta de investimentos na área. O desafio do GAD' foi tratar o Aeroporto como marca, algo ainda recente no Brasil. Uma marca que dialogasse não apenas com os passageiros que chegam e saem do aeroporto, mas também com seus funcionários e parceiros de negócio.

Solução

O primeiro passo foi criar um nome que representasse toda a importância de um dos maiores complexos aeroportuários da Amércia Latina. Um nome único, fácil de assimilar, que revelasse o dinamismo e a internacionalização do local. Nascia então o nome GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, inaugurando uma nova etapa de transformações. A passo seguinte foi a construção estratégica da marca, da linguagem e da identidade visual. A energia, o movimento e o dinamismo da capital paulista inspiraram o seu novo posicionamento: Guarulhos, sempre em movimento. Para representar a etapa de reconhecimento do GRU Airport, quatro atributos principais foram transmitidos: o de Eficiente, de Facilitador, de Diversidade e de Proximidade, características que, combinadas, refletem a ideia de movimento e de dinamismo que permeia toda a marca e impulsiona as mudanças.

Resultado

O resultado foi a construção de uma marca única, ágil e inovadora, que simboliza o fluxo de movimento das pessoas e a grandiosidade do maior hub da América Latina, criando, com o impacto visual, narrativas atrativas. Com o lançamento da marca e da identidade visual, uma verdadeira mudança cultural e estratégica foi promovida. É o GRU Airport preparando-se para ir longe e voar cada vez mais alto.