BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

Magazine Luiza

2011

  • Retail Concept Design
  • Merchandising Systems & Design

A síntese da experiência emocional positiva no varejo

A rede Magazine Luiza, uma das empresas líderes no varejo nacional, com mais de 50 anos de atuação e 613 lojas no Brasil, tinha pela frente um desafio e tanto: atualizar suas unidades com a melhoria da exposição dos artigos, bem como da circulação interna de seu público – predominantemente oriundo das classes C e D. Ao mesmo tempo, precisava transmitir por meio de uma comunicação visual eficiente os valores da empresa e dar às lojas um clima alegre, traduzindo o posicionamento “Vem ser Feliz” nos pontos de venda.

Solução

Após todos os elementos que envolvem o processo de consumo serem avaliados, o GAD' trabalhou com o objetivo de criar uma experiência emocional de consumo por meio do retail experience design, que significa transformar os pontos de venda em locais envolventes e gratificantes, que comunicam emoções e atmosferas alinhadas aos valores e à cultura da empresa, agregando, além disso, definição de linguagem, de comunicação visual e merchandising, incluindo o redesign das fachadas. Uma das estratégias foi o uso do conceito Colors, sistema de comunicação visual baseado em cores. Para cada setor foi escolhido um tom de cor diferente, que transmite emoções e características do mix de produtos daquele local. Para complementar, a tradução do conceito Ser Feliz comunicado de forma mais poética e próxima as vantagens dos produtos. As cores, além de facilitar a organização dos espaços, formam um arco-íris que simboliza a brasilidade, a simplicidade e a capacidade de ser feliz.

Resultado

A nova comunicação visual trouxe uma atmosfera mais agradável e alegre às lojas, estabelecendo um vínculo emocional e experiências positivas entre a marca e seu público. Os resultados da mudança não poderiam ser melhores: as lojas dentro dos novos conceitos de exposição e comunicação visual foram líderes de faturamento no final de semana em que foram inauguradas.