BUILDING BRANDS, DELIVERING VALUE

Mercur

2007

  • Brand Strategy
  • Employee Engagement
  • Logo Design & Visual Identity
  • Packaging Design
  • Advertising & Media

Uma história impossível de se apagar

Desde 1924 qualquer um que passou por uma sala de aula já usou ela.
O objeto é facilmente reconhecível, presente na memória afetiva de diversas gerações: uma pequena borracha branca, quadrada, com a estampa de alguém semelhante a um indiozinho – na verdade o deus romano Mercúrio – e o nome inconfundível, “Mercur”.
As borrachas Mercur são um daqueles casos de produtos que se confundem com a história pessoal de seus usuários. Um clássico absoluto, que parece não ter um ponto de origem, parece simplesmente sempre ter existido, atemporal como um deus mitico.
Porém, em 2001, uma pesquisa mostrou que era necessário um reposicionamento da marca para garantir a sua perenidade. A indústria de artefatos de borracha Mercur, de Santa Cruz do Sul, RS, possuía diversos negócios diferenciados, sem uma identidade única para todo seu portfólio de produtos, perdendo com isso a oportunidade de gerar uma percepção de valor unificada para empresa.
Para agravar a situação, em 2002 seu símbolo foi modificado, Mercúrio ganhou ares de super-herói visando rejuvenescer a imagem da empresa e ter sintonia com o novo público, mas conseguindo apenas descaracterizar a marca e quebrar uma tradição existente há mais de 80 anos.

SOLUÇÃO

Foi neste cenário que o GAD’ entrou em ação. A abordagem escolhida foi resgatar a essência da marca e posicioná-la como um clássico. Essa foi a grande ideia por trás do trabalho.
Na nova identidade, o nome da empresa ganhou grande destaque através de um logotipo desenhado com uma tipografia sóbria e de maior expressão no conjunto.
O azul/amarelo típico foi substituído pelo preto/branco, o que reforça o caráter duradouro e sofisticado da Mercur.
O temporizador Since 1924 adicionado à marca é vital para evidenciar a longevidade de seus produtos, assim como o orgulho que a empresa tem por essa história e tradição.
Claro que para tudo isso funcionar a contento, era necessário bem mais que apenas uma mudança estética, os valores que a nova marca carrega tinham também que ser interiorizados, primeiro, dentro da própria empresa, para depois chegar ao público externo.
Por isso, foi feito um grande trabalho de alinhamento conceitual com os gestores, envolvendo desde itens mais simples, como materiais corporativos, até os mais de 1,5 mil embalagens, produtos e materiais de apoio ao trade, merchandising e comunicação.

RESULTADOS

A mudança na logomarca foi a mais pura tradução dos valores e da cultura que a companhia carrega consigo nesses anos. Esse projeto deu um novo valor ao passado da empresa, escrevendo assim seu caminho para o futuro. Nada mais justo para uma marca tão tradicional à nossa história pessoal como um pequeno indiozinho, mas trazendo dentro de si a imponência e perenidade de um antigo deus romano.