BUILDING BRANDS, CREATING NEWS

Retail Experience Design

Usada para plantar, saciar, refrescar, divertir e curar. Sinônimo de vida e saúde em todas as culturas do mundo. Seus atributos inspiram e conduzem uma percepção de pureza. É pensando na versatilidade da água e de sua importância vital para a nossa existência e do planeta que o Gad’Retail criou um inovador projeto de identidade ambiental para a rede de farmácias Panvel, líder no mercado do Rio Grande do Sul, presente também em Santa Catarina e no Paraná.


Apelidado de “Você Sempre Bem”, o conceito criado pelo Gad’Retail vai além do que convencionamos chamar de posicionamento de marca. Basta entrar em uma das quase 300 lojas da rede para sentir a experiência – a leveza do azul invade seus olhos, enquanto somos logo inseridos em um ambiente que respira saúde e bem estar, aliado a uma política de sustentabilidade.
Mais do que os já conhecidos processos mentais e psicológicos que afetam profundamente o comportamento humano, o cenário apresentado pela Panvel é um exemplo de adaptação às profundas transformações pelas quais vem passando o mercado varejista.


Em tempos não muito remotos, o marketing e a propaganda e publicidade eram vistos como ferramentas de comunicação imprescindíveis para incentivar o consumo. Agora, a palavra de ordem é integrar a comunicação de sua marca com o Retail Experience Design.
Dentro desse cenário com rápidas mudanças, o PDV vem ganhando importância como um espaço agregador, capaz de acolher os apelos de um consumidor mais exigente no ato da compra. A função do PDV vai muito além da exposição dos produtos. Hoje, a vitrine é deixada no segundo plano para envolver o consumidor em um harmonioso espaço convidativo e de pertencimento, que proporciona experiências emocionais aliadas a um atendimento personalizado.

 


Nesse sentido, o ambiente da loja se torna uma arma competitiva dentro das variáveis de marketing para uma venda mais inteligente e integrada. A questão é: como as empresas podem criar a ambientação ideal para sua marca e oferecê-la como uma experiência autêntica para o seu público-alvo?
O uso da imaginação e da criatividade é infinito. Ir ao encontro dos anseios dos shoppers só é possível com um PDV que abrace várias alternativas de manifestação humana, sem limites para a concepção de ideias. Nesse contexto, o retail design adquire um papel primordial para entender a lógica desse consumidor mais exigente e, antes de tudo, incutir nele o hábito da identificação.


O Brand Equity (valor agregado a algum produto ou serviço devido à força de uma marca) revitalizado e com uma linguagem apropriada precisa ser capaz de tangenciar seus valores e identidades em um espaço convidativo e acolhedor. Com a demanda atual e o consumo se tornando um processo cada vez mais rápido, o PDV não pode ser apenas um mero lugar de passagem. Mais do que em qualquer outro momento é necessário que ele reúna características como identidade única de fácil reconhecimento, além da excelência nas instalações e serviços que proporcionem experiências atraentes e singulares.
Acima de tudo, é preciso explorar os cinco sentidos do corpo humano. A visão continua sendo o primeiro estímulo mais explorado pelo varejo para a venda, mas os desafios do Retail Experience Design se direcionam cada vez mais no intuito de estimular paladar, audição, tato e olfato. A atmosfera concebida deve traduzir em um ambiente inspirador todos os valores, cultura e estética que compõem o universo da marca. Então, cada compra passa a ser uma experiência envolvente, multissensorial e gratificante, seja do ponto de vista estético ou como simples forma de consumo. Para atingir essa meta é imperativo entender todas as variáveis do negócio, bem como as promessas e lifestyle da marca. Somente assim exploramos as possibilidades de conexão com os públicos. 


Assim, a concretização da venda deixa de ser o fim de um relacionamento para se tornar o vetor para a fidelização do consumidor. Quando percebemos já estamos envolvidos no processo de “gostar de uma marca”. Mais do que isso, viramos seres engajados pelo poder da experiência, fiéis a uma ambientação, filosofia, causa e estilo que rodeiam um determinado produto ou serviço.

 

Artigo publicado em 16 de maio de 2013

 

*Leonardo Araujo é Diretor / Retail & Environmental Design do Gad'. Graduado em Arquitetura e Urbanismo, ele possui mais de 30 anos de experiência na gestão de design para o varejo, espaços e experiências para importantes marcas nacionais e internacionais