BUILDING BRANDS, CREATING NEWS

GAD` e os desafios do Brand Engagement

by Giovanna Dias
06.Janeiro
 

Como tornar os colaboradores verdadeiros embaixadores da sua marca? Veja como o Gad trabalha para promover o brand engagement para seus clientes



 

No processo de construção de marcas os consumidores são uma audiência importante, mas o engajamento do público interno de uma empresa é fundamental. A grande dificuldade das empresas é manter os colaboradores engajados com os objetivos estratégicos da organização, mas fazer funcionários vestirem a camisa da empresa não é uma tarefa fácil. Para isso, as empresas devem buscar um propósito real e inspirador para envolver os colaboradores que não sejam apenas salários e benefícios. É por este motivo que diversas empresas investem na construção  da marca internamente, valorizando o prestígio e sua cultura , criando uma proposta de valor  para os colaboradores  e investindo na sua promoção, um aspecto fundamental na gestão das marcas e amplamente trabalhada pelas equipes do GAD.

 

Um exemplo disso é a Gerdau, empresa para qual o GAD trabalha a mais de 20 anos assessorando de forma permanente a construção da marca junto ao público interno e que recentemente lançou a campanha interna “Paixão para Transformar” desenvolvida pelas equipes do GAD. “Por mais um ano consecutivo a Gerdau ficou entre as 150 empresas eleitas pelo Guia Você S/A As Melhores Empresas para Você Trabalhar. Desta forma tínhamos que pensar em uma maneira de divulgar este reconhecimento que não comunicasse apenas esta informação, mas que também construísse uma relação emocional através de uma experiência verdadeiramente importante” ressaltou Lisiane Giffoni Coordenadora de Projetos e Clientes do GAD.

 

A solução desenvolvida pelas equipes do GAD foi elaborar o conceito de um videocase com depoimentos reais de parentes e pessoas que trabalham na Gerdau resgatando o orgulho que os colaboradores sentiram quando descobriram que tinham passado pelo processo seletivo, a felicidade de completar anos de trabalho na empresa e a realização de fazer parte da equipe da Gerdau. “Nosso objetivo era gerar o engajamento interno que é fundamental para a construção da marca. Se os seus colaboradores não acreditam em sua marca e não são motivados a se envolver com ela, então por que os consumidores deveriam?”, questiona Grace Meurer, Diretora de Design & Comunicação do GAD.

 

Para Grace, empresas que investem na construção da marca junto ao público interno de maneira diferenciada, criam vínculos mais fortes com seus colaboradores e têm um potencial maior de atração de talentos. “O grande desafio é criar mecanismos e elementos de identificação que movimentam e estimulam o engajamento dos colaboradores com a proposta de valor da marca. O vídeo que fizemos para a Gerdau desenvolve uma narrativa poderosa o suficiente para estabelecer níveis de conexão verdadeiros e emotivos. Foi isso que buscamos na elaboração do conceito da campanha para a Gerdau e é baseado nestes aspectos que trabalhamos o brand engagement”.

 

O vídeo com o conceito desenvolvido pela equipe do GAD foi disponibilizado em todas as redes sociais da Gerdau e foi recebido com grande aceitação pelos seus seguidores. “No mesmo dia que o vídeo foi para as redes sociais já tiveram muitos comentários e compartilhamentos. Esse é o objetivo do brand engagement, é criar essa lealdade e provocar esse marketing boca a boca que o dinheiro não pode comprar”, conclui Christian Tavares, Coodenador de Endomarketing do GAD.

O resultado deste trabalho pode ser conferido aqui.

 

Ficha Técnica:

Direção de Design & Comunicação: Grace Meurer

Coordenação de Endomarketing: Christian Tavares

Coordenação Projetos & Clientes: Lisiane Giffoni

Direção de Arte: Alice Moreno e Karine Gonçalves (assistente)

Redação: Gabriela Elias e Liza Martins

Revisão: Martha Steffens

Finalização: Marcio Prates