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PanVel apresenta evolução de sua marca criada pelo GAD

by Giovanna Dias
06.Maio

Rede de farmácias apresenta sua nova identidade,  linguagem e novo modelo de loja que atesta a evolução da marca ao longo dos seus 49 anos.

 

 

 

A PanVel, maior rede de farmácias do Sul e uma das mais importantes do país, apresentou no dia 1º de maio a evolução da identidade e linguagem da sua marca e também um novo modelo de lojas. À frente desta estratégia está o GAD, consultoria de marca que atua em parceria com a PanVel desde 2006 desenvolvendo um processo contínuo de evolução de suas lojas. “Após dez anos trabalhando no progresso de suas lojas, fomos provocados pelo Julio Mottim Neto, CEO da PanVel, para elaborar uma atualização do conceito e design dos PDVs para torná-los mais adequados aos consumidores e a nova realidade do varejo contemporâneo onde as realidades físicas e digitais se fundem”, explica Leonardo Araújo, Diretor de Retail do GAD.

 

Desta forma, foi apresentada a PanVel uma proposta que revisava os modelos existentes de lojas divididas em dois módulos. No primeiro, o objetivo era entender os ambientes sob a ótica do consumidor através de uma profunda pesquisa etnográfica elaborada pela equipe de estratégia do GAD. “Nós precisávamos realizar uma profunda imersão na jornada atual do consumidor de farmácias para compreender os principais desafios e, enfim, desenhar uma jornada ideal que iria inspirar as diretrizes do novo conceito de ambientação das novas lojas PanVel 2016”, conta Rodrigo Levenzon, Coordenador de Estratégia do GAD.

 

Segundo ele, esta fase de diagnóstico chamada Mapeamento da Jornada do Consumidor, estratégia amplamente trabalhada pelo GAD, é de extrema importância para identificar os principais pontos de atenção relatados pelos consumidores e apontar soluções práticas para a evolução das lojas. “Foram realizadas 30 entrevistas etnográficas para compreender as necessidades de diversos perfis de consumidores no eixo São Paulo Porto Alegre. Além disso, entrevistamos os executivos da PanVel para ter uma visão de negócios e perceber como eles imaginavam as novas lojas, e por fim uma série de visitas às lojas da PanVel e da concorrência. A entrega final desta fase do projeto foi um grande mapa contendo a jornada ideal dos consumidores, com soluções pontuais para responder aos anseios identificados” aponta Rodrigo.

 

Após a fase de diagnóstico, foi a vez da equipe de Retail do GAD utilizar os insights adquiridos na fase de pesquisa para redefinir o conceito de design de experiência dos PDVs. “Nossa expectativa era entregar uma evolução consistente do modelo sem perder as características positivas das lojas existentes. Na fase de pesquisa percebemos que no geral as percepções do modelo existente eram positivas, por isso vimos a necessidade de atualização da linguagem da marca e suas derivações no ponto de venda para torná-la mais amigável e atual pois esta impactava diretamente na experiência do PDV e em outros pontos de contato como e-commerce e mobile ”, conta Leonardo Araújo.

 

Segundo a Diretora de Design e Comunicação do GAD, Grace Meurer, a criação do novo logo para a PanVel surgiu da necessidade de apresentar a evolução da história da marca, mas sem perder sua identidade. “O objetivo era que o consumidor percebesse a marca PanVel de uma maneira diferente. Mantivemos em destaque as letras P e V, pois fazia parte da história da união de duas marcas no passado e também por ser uma característica marcante do logo, porém este ganhou linhas curvas,  as fontes ganharam mais espaço o que facilitou a leitura. Além disso, o azul característico foi mantido o que resultou em um logo mais friendly. Por fim, a linguagem da marca ganhou novas cores de apoio”, explica.

 

 

O diagnóstico realizado na primeira fase do projeto também serviu de base para a definição das diretrizes estratégicas que constroem a identidade e linguagem da marca. Desta forma, o GAD materializou essa estratégia em uma marca mais flexível e mais madura, porém sem ignorar sua história, sem perder sua identidade e mantendo a mensagem “Você sempre bem”. “O principal desafio do projeto foi mostrar a evolução da marca sem mudar sua essência. Nós percebemos que a marca estava ultrapassada, então ampliamos a paleta de cores, para deixa-la um pouco mais acessível. O azul marinho, por exemplo, era considerado uma cor pesada na opinião dos consumidores, porém é a cor característica de PanVel, não podíamos mudar, desta forma ampliamos o espectro para que a marca se tornasse mais atual, mais simples e mais leve”, afirma Grace.

 

Leonardo Araújo também explica que as soluções encontradas para o novo design de experiência deste projeto partiram do ajuste da hierarquia de modelos e do ajuste das duas linguagens e mensagens-chave definidas a partir da manutenção do posicionamento da marca: Você sempre bem. “Buscando atender as expectativas de uma melhor experiência, buscamos uma navegação mais intuitiva e clara entre as zonas da loja, subdividindo-a em: dia-a-dia, mães e filhos, bem estar e beleza, saúde e medicamentos e a área de conveniência e check out que padronizamos para toda hierarquia de modelos”, diz.

 

O processo de implementação da nova marca e adaptação do novo design de experiência das farmácias PanVel já está em andamento. “Por acreditar em parcerias de longa data, e pelo GAD ser um parceiro nosso de mais de dez anos, isso acaba refletindo em uma evolução incremental da marca e seus pontos de contato/venda”, conclui Julio Mottim Neto, CEO da PanVel.

 

Sobre o GAD’


O GAD’ é, reconhecidamente, uma das mais importantes consultorias de marca com foco em estratégia, design e comunicação do Brasil. Em seus 30 anos de trajetória, tem ajudado centenas de empresas a transformarem seus negócios, criando valor e diferenciação, através da sua marca. Ao longo de sua história, o GAD’ construiu um portfólio robusto de clientes, de grande organizações a jovens empreendedores, no qual se destacam empresas como Vivo, Gerdau, CPFL Energia, Petrobras, Net, Dass, Ipiranga, Claro, entre tantas outras. Sua atuação ética e construtiva diante do mercado, somada aos mais de 150 prêmios - Cannes Lions, London Design Awards, New York Festivals, IF Design - levaram o GAD’ a desfrutar de uma grande reputação nacional e internacional e a se posicionar, verdadeiramente, como empresa pioneira, líder e referência em consultoria de marca.

 

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