GAD e Kimberly: o design como um aliado no processo de transformação empresarial

by Giovanna Dias
23.Novembro

Descrição: C:\Users\gdias\Giovanna\Releases\imagem.jpg

Veja como o Gad ajudou a Kimberly Clark a transformar sua nova sede em um ambiente que promove as mudanças no cenário de negócios da empresa.

São Paulo, 23 de Novembro de 2015 – Elaborar um espaço corporativo inspirado em uma cultura inovadora, que estimula o trabalho em equipe e que traduz as importantes transformações no modelo de negócio da Kimberly Clark. Este foi o desafio encarado pela equipe do Gad’ no desenvolvimento do projeto de ambientação e sinalização para a nova sede da multinacional americana em São Paulo, localizada agora no Thera Corporate na Berrini. “A nossa sede está em transformação, assim como a companhia, e configuramos um espaço que represente isso”, afirmou o presidente da empresa no Brasil, Sergio Cruz em entrevista concedida a IstoÉ Dinheiro.

Uma das principais estratégias para esta transformação foi otimizar a dinâmica de trabalho para que todos os colaboradores pudessem se conectar e trocar informações de maneira mais simples e colaborar com mais facilidade . Para isso, foi instaurado um novo conceito de trabalho intitulado “Cool Working”. Entre as mudanças deste novo modelo destaca-se a ausência de lugares marcados, armários individuais, ramais utilizados através do computador, e a criação de “cool areas”.

Pensando nestas mudanças o Gad desenvolveu um projeto de ambientação focado na troca de experiência entre os colaboradores. “Sugerimos transformar uma das paredes das cool areas em um grande quadro de giz onde todos pudessem compartilhar ideias e mensagens. Também incentivamos o encontro entre colaboradores com atividade de troca de livros com a criação de uma estante chamada LER”, explica Giselle Rouvier, Coordenadore de Projetos de Retail do Gad.

Já para a elaboração da nova sinalização do escritório da KC, as equipes do Gad idealizaram um conceito focado em uma das principais preocupações da empresa: os colaboradores. “A Kimberly Clark do Brasil acredita que as pessoas são o maior ativo da empresa, então nossa solução foi desenvolver uma linguagem que trouxesse este aspecto para a sinalização. Desta forma elaboramos o conceito do “handwritting”, uma sinalização que remete à escrita a mão”, conta Leonardo Araújo, Diretor de Retail do Gad.

O principal foco de todo o projeto foi materializar um cultura de inovação que é uma das principais características da Kimberly Clark. Para realçar este aspecto, o Gad desenvolveu uma solução inovadora para a instalação das placas direcionais. “Nós pensamos em fazer algo realmente inovador e fora do convencional, então surgiu a ideia de inserir a sinalização no forro do escritório. Desta maneira atingimos todos os objetivos propostos pelo projeto e elaboramos uma ambientação e sinalização moderna, inovadora e adaptada para atender as mudanças na dinâmica de trabalho neste novo momento da  KC”, conclui Rouvier.