BUILDING BRANDS, CREATING NEWS

GAD reposiciona Instituto CPFL com o conceito `A energia do conhecimento`

08.Dezembro

Foi lançada, no último domingo, 04/12, uma campanha de marca do Instituto CPFL, responsável pelas ações culturais e atividades esportivas e de responsabilidade social da CPFL Energia.

 

Com o intuito de criar experiências que aproximem pessoas e conhecimento, gerando reflexão e ampliando horizontes, o Instituto CPFL consolidou seu novo posicionamento de marca com uma série de mensagens relacionadas à “energia do conhecimento”, presente em todas as peças de comunicação. 
Criada pelo  GAD', a campanha dialoga com o desafio, iniciado há mais de uma década pelo programa cultural da companhia, de ampliar as sensibilidades do público por meio do olhar. É o que permite, por exemplo, associar uma simples travessia na faixa de pedestres a um clássico do rock como o álbum Abbey Road, dos Beatles, e não apenas a uma ação cotidiana. Ou as caretas de uma criança com os cabelos espetados a um dos maiores gênios da ciência, e não apenas uma brincadeira.


 

 


“Desde que foi criado, o Instituto teve seu posicionamento reformulado e sua atuação expandida. Agora, após quase dois anos de Instituto, chegou o momento mostrar a nossa cara ao mercado”, afirma Mário Mazzilli, diretor do Instituto CPFL.Luiz Eduardo Osorio, vice-presidente Jurídico e de Relações Institucionais da CPFL Energia e, também, vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto CPFL, ressalta: “Nós somos mais que uma empresa de energia elétrica. Estamos aqui para atender não só os clientes, mas diversos stakeholders, inclusive a população em geral. Então, quando investimos em cultura, esporte e programas sociais, devolvemos para a sociedade tudo aquilo que recebemos dela. Sobretudo em nossa área de concessão, onde decidimos focar nossa atuação”. 


Para Fábio Caldas, diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais, mais do que uma campanha, a divulgação do Instituto ao mercado representa uma enorme evolução em nossa maneira de comunicar. “O Instituto é um dos cartões de visita da companhia, e sua atuação está alinhada aos direcionadores estratégicos e às nossas diretrizes de responsabilidade social. Os ganhos de imagem e reputação para a CPFL são inquestionáveis.”
Além de ações relacionadas a esporte e responsabilidade social, o Instituto CPFL é responsável por realizar e disponibilizar ao público programas como o tradicional Café Filosófico CPFL, série de encontros de reflexões sobre os anseios dos indivíduos na sociedade contemporânea, o programa Música Contemporânea, o mais antigo projeto regular do gênero do país, o Cine CPFL, espaço aberto de exibição de filmes fundamentais da história do cinema, e do Circuito CPFL de Arte e Cultura, que leva cinema, teatro e música popular para diversas cidades do interior. 

 


A campanha é parte de um plano de marketing de três anos construído juntamente com a Diretoria de Comunicação da CPFL Energia. 
A nova campanha, que teve plano de mídia desenvolvido pela Din& Canzain,  pode ser vista por milhares de brasileiros, em revistas (piauí e Aberje – edições de dezembro e janeiro), jornais (Folha de S. Paulo e no Estado de S. Paulo), redes sociais, salas de cinema (Cine Reserva, Itaú Cinemas e no Cine Belas Artes), redes sociais (Youtube e Facebook) e sites (da Folha de S. Paulo, O Estado de S. e Valor Econômico, Culture-se, Catraca Livre e Iradex) e na TV Aberta (TV Cultura) e Fechada (GloboNews e Arte 1). Cada anúncio divulga um produto da série oferecida pelo Instituto CPFL. É o caso do Cine Solar, Circuito CPFL de Arte e Cultura, Música Contemporânea, Café Filosófico CPFL e Circuito Energia.

 

Ficha técnica:

 

Direção de Criação: Grace Meurer

Direção de Arte: Christian Tavares

Redação: Fábio Ochôa

Produção Gráfica e Eletrônica: Ulana Daniel
Aprovação: Camila Pikunas, Mario mazzilli e Fábio Caldas

Estúdio: Paulo Silva

Atendimento: Katia Giannini e Renata Senne

Fotógrafo: Salomão Cardoso

Sistema: Meca

Filme: E Frame

Áudio: Batuque

 

Sobre o GAD:

O GAD’ é, reconhecidamente, uma das mais importantes consultorias de branding & design do Brasil,  com foco em estratégia, experiência e comunicação. Em seus 30 anos de trajetória, tem ajudado centenas de empresas a transformarem seus negócios, criando valor e diferenciação, através da sua marca. Ao longo de sua história, o GAD’ construiu um portfólio robusto de clientes, de grandes organizações a jovens empreendedores, no qual se destacam empresas como Vivo, Gerdau, CPFL Energia, Petrobras, Net,  Ipiranga, Unimed, Fleury, entre tantas outras. Sua atuação ética e construtiva diante do mercado, somada aos mais de 200 prêmios - Cannes Lions, London Design Awards, New York Festivals, IF Design - levaram o GAD’ a desfrutar de uma grande reputação nacional e internacional e a se posicionar, verdadeiramente, como empresa pioneira, líder e referência em consultoria de marca.