GAD cria novo posicionamento para Piccadilly

24.Maio

Com foco na mulher real, uma das maiores e mais importantes fabricantes de calçados femininos do Brasil muda sua estratégia de marca, evoluindo de um discurso de produto para um posicionamento baseado em propósito.

Com mais de 60 anos de história e uma produção de 8 milhões de pares de calçados por ano, a Piccadilly vive um momento importante de mudança, sob o comando da terceira geração dos fundadores. Uma das maiores e mais importantes marcas de calçados femininos do Brasil, de olho nas constantes movimentações do mercado e nas mudanças de comportamento do consumidor, a Piccadilly apresenta seu novo posicionamento de marca, baseado em convicções internas e em insights capturados por meio de pesquisas e percepções. É a hora de dizer não aos rótulos e abraçar a diversidade, buscando inspiração e valorizando as consumidoras.

“Uma história real, uma mulher de verdade”. Este é o novo posicionamento da Piccadilly desenvolvido pelo GAD, uma das mais importantes consultorias de Branding e Design do Brasil. Para chegar a esta essência e criar um propósito de marca, baseado nos atributos de coragem, autenticidade e sensibilidade, o GAD desenvolveu um projeto de quase dois anos. “O trabalho contemplou desde o diagnóstico até o lançamento da marca. Lideramos, ao longo de todo este período, uma série de workshops com a diretoria da empresa. O desafio foi desenvolver um alinhamento e visão conjunta para traduzir de maneira precisa o novo posicionamento e essência da Piccadilly”, destaca Luciano Deos, diretor presidente do GAD.

Para entender a empresa, a visão de negócio e todos os stakeholders (públicos estratégicos), foi feita uma investigação profunda com todos os públicos, com perfis variados de mulheres, tanto do Brasil quanto de outros países, através de pesquisas etnográficas (mais aprofundadas) e online.

A pesquisa serviu para apontar como as mulheres enxergam o universo feminino e como se relacionam com Piccadilly. “Os resultados foram surpreendentes e apenas comprovaram nossa visão de que era preciso avançar para algumas mudanças”, comenta Cristine Grings Nogueira, presidente da Piccadilly e representante da terceira geração.

“Buscamos um propósito para a marca. Sai uma agenda de produto, funcional, e entra uma causa. A Piccadilly quer representar uma mulher real. A empresa está em um novo momento, com uma nova geração no comando e tem um novo comportamento. O momento é de falar menos de calçados e mais de mulheres”, afirma Rodrigo Levenzon, gerente de Estratégia e Planejamento do GAD.

Novo logotipo e ícone

O novo posicionamento foi traduzido em uma nova identidade, tendo sido redesenhado o logotipo e criado um ícone para Piccadilly, elemento que sintetiza a identidade e resgata a origem da marca: uma seta estilizada inspirada na estátua de Eros, localizada na praça Piccadilly Circus, em Londres, local que inspirou o nome da empresa.   O ícone passa a ser um importante elemento na construção da estratégia de marca, pois irá ser trabalhado em todos os produtos, gerando assim uma forte identificação e criando valor e propriedade para a marca.

A nova linguagem de comunicação, mais simples e elegante, terá uma atenção toda especial, retratando a mulher atual de forma segura e confiante, através de uma direção fotográfica cuidadosa. “A mulher rompeu barreiras e conquistou espaços significativos através de força, coragem, determinação e personalidade ímpares. Ela está longe ser o sexo frágil e isso transforma a forma de se comunicar com este público”, reforça Cristine.

O lançamento do novo posicionamento foi feito na última semana para mais de 2,5 mil colaboradores da empresa e foi apresentado nesta segunda-feira, 22, para todos os lojistas do Brasil, em um evento exclusivo, junto ao Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), em Gramado (RS). O novo posicionamento e a nova linguagem de Piccadilly chegarão aos consumidores em agosto, com o lançamento das coleções de Primavera-Verão 2017/18.

Sobre o GAD:

O GAD’ é, reconhecidamente, uma das mais importantes consultorias de Branding e Design do Brasil, com foco em estratégia, experiência e comunicação. Em seus 30 anos de trajetória, tem ajudado centenas de empresas a transformarem seus negócios, criando valor e diferenciação, através da sua marca. Ao longo de sua história, o GAD’ construiu um portfólio robusto de clientes, de grandes organizações a jovens empreendedores, no qual se destacam empresas como B3, Vivo, Gerdau, CPFL, Petrobras, Net,  Ipiranga, Unimed, Fleury, entre tantas outras. Sua atuação ética e construtiva diante do mercado, somada aos mais de 200 prêmios - Cannes Lions, London Design Awards, New York Festivals, IF Design - levaram o GAD’ a desfrutar de uma grande reputação nacional e internacional e a se posicionar, verdadeiramente, como empresa pioneira, líder e referência em consultoria de marca.