BUILDING BRANDS, CREATING NEWS

GAD` e Mijksenaar fazem aliança para projetos de wayfinding design

11.Novembro

Uma das principais consultorias latino-americanas de branding, design e inovação

se une à consultoria holandesa, referência mundial em wayfinding design

 

O GAD’, uma das maiores consultorias de branding, design e inovação da América Latina, anuncia uma aliança com a consultoria holandesa Mijksenaar, referência mundial na área de wayfinding design. O movimento dá origem a mais uma unidade de negócio especializada do GAD’, a GADMijksenaar’ – Wayfinding Consultancy, que nasce para atuar no Brasil e América Latina em projetos de wayfinding, conceito baseado no tripé orientação, navegação e informação, criado para facilitar a mobilidade em espaços com grande concentração de público. Além de guiar as pessoas, o sistema de wayfinding confere aos ambientes padrões visuais e de marca facilmente perceptíveis.

O GAD’ e a Mijksenaar tiveram recentemente uma experiência de trabalho em conjunto, na remodelação da sinalização do GRU AIRPORT – Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos. Além do wayfinding, o projeto envolveu o environmental design dos espaços.

A decisão pelo acordo de cooperação permanente visa aproveitar o bom momento que o Brasil terá com obras de infraestrutura e transportes, bem como demandas relacionadas aos setores de educação e saúde. Em todos esses casos, facilitar o deslocamento das pessoas é fator essencial, principalmente nos grandes centros urbanos. Nas metrópoles mais avançadas do mundo, o conceito do wayfinding é amplamente difundido e aplicado.

A Mijksenaar foi criada em 1986 e possui forte experiência internacional com projetos de wayfinding, incluindo os aeroportos de Abu Dhabi, Amsterdã, Frankfurt, Genebra, Roma, Washington e Nova York. Em algumas destas cidades, ainda há trabalhos ligados ao transporte público em portos, estações ferroviárias e metroviárias. A consultoria holandesa também desenvolveu sistemas de wayfinding em centros culturais e esportivos como o Lincoln Center e Amsterdam Arena, além do Rijksmuseum e Museu Van Gogh. Outros projetos foram realizados em hospitais e centros médicos, parques, pavilhões de eventos e complexos educacionais reconhecidos em todo o mundo.

O fundador e CEO do GAD’, Luciano Deos, que esteve recentemente em visita à sede da Mijksenaar, em Amsterdã, encontrando-se com Paul Mijksenaar, o fundador da consultoria, considera a iniciativa estratégica para a atuação em toda a região. “O wayfinding design está diretamente ligado à marca. Todos os padrões e referências visuais, além do trabalho com o environmental design possuem impacto expressivo na experiência dos usuários. Os projetos sempre estão alinhados aos atributos das marcas e entrega de suas promessas, transformando negócios”, enfatiza. Deos acredita ainda que a aliança está em plena sinergia com a atuação do GAD’, que oferece serviços a partir de especialistas integrados, com conhecimentos locais e visão global.

Para o CEO da Mijksenaar, Herbert Seevinck, a aliança tem grande potencial para ampliar o mercado da empresa holandesa na América Latina, assim como já acontece com um acordo similar em Nova York. “Ofereceremos uma abordagem única e globalmente bem sucedida nos trabalhos de design de orientação e navegação visual, bem como no desenvolvimento de design de informações e sinalização. Os projetos têm foco concentrado nas pessoas e suas percepções. Dessa forma, agregamos valor à experiência dos usuários, contribuindo para que nossos clientes alcancem seus objetivos”, ressalta Seevinck.

 

 

 

 

1.     Paul Mijksenaar e Luciano Deos em frente à sede da consultoria Mijksenaar, em Amsterdã, Holanda.

 

 

 

 

 

 

2.  Projeto da consultoria Mijksenaar de Wayfinding Design para o Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, Holanda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. e 4. Projeto da consultoria Gad’Mijksenaar de Wayfinding Design para o Aeroporto de Guarulhos - GRUAirport, em São Paulo, Brasil.

Veja os resultados

 

 

Sobre o GAD’

O GAD’ é uma das maiores consultorias de Branding, Design e Inovação da America Latina. A atuação tem como objetivo transformar os negócios das empresas por meio da construção de suas Marcas. As áreas de operação estão divididas em Gad’Lippincott, Gad’Mijksenaar, frutos de importantes parcerias internacionais, além de Gad’Retail e Gad’Red. A estruturação é multidisciplinar e conta com mais de 100 profissionais, que trabalham a partir de uma abordagem integrada e uma metodologia proprietária. Em 29 anos de história, o trabalho do GAD’ abrange a construção de mais de mil marcas. Essa trajetória também é marcada pela conquista de mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, incluindo os mais relevantes que existem, como Cannes Lions, London Design Awards, New York Festivals, IF Design, Idea Brasil, Wave Festival e Museu da Casa Brasileira.