GAD` e Lippincott lançam BrandView Brasil 2014 em São Paulo

21.Maio

Gad' e Lippincott’ lançam BrandView Brasil 2014

Realizado em seis mercados-chave globais, estudo contemplou este ano  1290 marcas com mais de 60 mil consumidores; das 10 empresas líderes no mercado brasileiro em história e performance, 5 são nacionais

O BrandView é um estudo global que mapeia a atuação das marcas em relação aos seus consumidores a partir de três métricas diferentes: poder da história & poder da experiência; autenticidade & vitalidade e momento da marca. Com isso, consegue comparar companhias de diferentes segmentos com o mesmo critério. Seus resultados apresentam ao mercado uma avaliação que pode medir a efetividade das marcas em seus segmentos, gerando diretrizes claras sobre como e onde buscar melhorias em suas estratégias de branding.

Esta é quinta edição do BrandView, realizado em seis mercados-chave globais e que chega ao Brasil pelo segundo ano consecutivo por meio do GAD’, uma das mais importantes consultorias do setor no País, com a americana Lippincott, líder global em branding com mais de 70 anos de história. O resultado é alcançado a partir de uma abordagem feita a mais de 60 mil consumidores, sendo 6 mil deles brasileiros. Na edição atual, foram analisadas mais de 1.200 marcas, 218 delas com atuação em solo nacional – e mais de 100 genuinamente brasileiras. O estudo identifica os principais drivers das companhias de sucesso e compara seus desempenhos em diferentes frentes estratégicas de construção do anunciante. Isso proporciona uma diferente e clara visão dos cenários para cada uma.

Globalmente, as cinco marcas com melhor desempenho em História & Experiência são Apple, Disney, Google, Amazon e Nike. No Brasil, as “Top Legends”, pela ordem de importância, são Apple, Natura, Gillete, Brastemp, Omo, Hyunday, Samsung, O Boticário, Tigre e Sadia – das 10, cinco são nacionais. Por sua vez, as marcas com maior nível de recomendação no mercado nacional foram Apple, Colgate e Nike.

Segundo o vp global da Lippincott, Richard Wilke, o BrandView é diferente das formas tradicionais de avaliação porque não tem como objetivo gerar um ranking. “As descobertas desta pesquisa são mais funcionais e importantes, pois norteiam os caminhos que as marcas devem seguir para melhorar seus desempenhos”, destaca. “Por meio da análise dos poderes das histórias e experiências das marcas, é possível identificar onde a performance tem sido boa ou ruim, nas diversas dimensões estratégicas, em relação aos concorrentes e aos líderes globais’, reforça Luciano Deos, CEO e fundador do GAD’.

Os resultados do BrandView são baseados na força da experimentação dos usuários da sua marca e na capacidade de sua marca contar histórias para o mercado em geral. A partir disso, ela pode ser considerada como ‘mestre em experiência’, ‘lenda’, ‘storyteller’ e ‘unattached’. Comparando autenticidade e vitalidade, mostra se a marca tem transparência e confiabilidade neste novo mercado hiperconectado e se suas mensagens conseguem ser notadas em meio ao turbilhão de comunicações que os consumidores recebem diariamente. Por fim, mostra o momento da marca: se seus dias já foram melhores, está envelhecendo ou desponta como uma companhia do futuro.

Assim, o BrandView traduz ameaças e oportunidades para melhores construções de marca de sucesso, que está em ir além dos pontos focais da agenda do marketing de antigamente – e sim pensar e trazer a marca para o centro do negócio e fazer com que ela direcione o discurso e a experiência da companhia, criando vínculo e relevância com todos os públicos de interesse.

Conheça parte da pesquisa BrandView Brasil 2014:

O GAD’ é uma das principais consultorias da America Latina nas áreas de Branding, Design e Inovação. A atuação tem como objetivo transformar os negócios das empresas por meio da construção de suas marcas. A estruturação é multidisciplinar e conta com mais de 100 profissionais, que trabalham a partir de uma abordagem integrada e uma metodologia proprietária. Em 29 anos de história, o trabalho do GAD’ abrange a construção de mais de mil marcas. Essa trajetória também é marcada pela conquista de mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, incluindo os mais relevantes que existem, como Cannes LionsLondon Design AwardsNew York FestivalsIF DesignIdea BrasilWave Festival e Museu da Casa Brasileira