GAD` conquista um ouro e dois bronzes no Prêmio IDEA/Brasil 2012

01.Outubro

Projeto do Pligg ganhou a premiação máxima. Trabalhos para 3M e A+ também foram contemplados no mais importante reconhecimento do design brasileiro

O GAD’ – Grupo de Serviços de Marca foi um dos principais destaques da edição 2012 do Prêmio IDEA/Brasil, conquistando um ouro e dois bronzes no reconhecimento mais importante do País na área de design. O Pligg, produto e serviço de telefonia via internet, foi contemplado com a premiação máxima na categoria Produto-Comunicação. A nova linha de limpeza de chão da marca Scotch-Brite, desenvolvida para a 3M, e a marca a+, da nova rede de medicina diagnóstica do Grupo Fleury, receberam o bronze nas categorias Produto-Cozinha e Estratégia de Design, respectivamente. Os vencedores foram homenageados na noite da última quinta-feira (27), em Belo Horizonte (MG).

“É motivo de grande orgulho o reconhecimento da estratégia do GAD’ sempre direcionada à transformação de negócios. Em todos os projetos premiados, exploramos estratégias complexas de design para ir além do desenvolvimento de forma, funcionalidade, identidade e linguagem. Os trabalhos geraram verdadeiros diferenciais competitivos em seus respectivos modelos de operação, desde o lançamento de um produto por uma empresa start up, da forma concretizada para o Pligg, passando pela ampliação de portfólio da linha Scotch-Brite, uma das mais conhecidas no segmento de cozinha e limpeza, e chegando ao posicionamento da nova marca a+, por meio de projeto do GAD', que permitiu a elaboração de um novo portfólio de oferta de serviços”, enfatiza Luciano Deos, fundador e CEO do GAD’.

Design colaborativo – Dois dos projetos vencedores, conduzidos pelo Gad’Innovation, tiveram a participação dos consumidores como característica comum. O desenvolvimento do Pligg deu voz às pessoas para tangibilizar em uma nova solução o atendimento dos desejos e necessidades dos usuários. Essa interação deu ao produto clareza e simplicidade na usabilidade intuitiva e inteligente, instigando a curiosidade do público. O resultado final conferiu tom minimalista ao produto e sua e embalagem, com design limpo e neutro, favorecendo a portabilidade e integração harmônica com outros equipamentos de informática e telefonia. O projeto também potencializou a produção, a partir da redução de componentes e processos na montagem das unidades.

A concepção da linha composta por vassouras, rodos e escovas para a 3M se tornou um exemplo emblemático de Design Thinking, subvertendo o desenvolvimento tradicional. Os consumidores foram agregados ao projeto de forma central e ativa. O envolvimento proporcionou entendimento do universo da limpeza, dando condições para que os produtos atendessem anseios e aspirações dos usuários. A engenharia de design resultante desse processo transcendeu a geração de produtos robustos e seguros, com uso padronizado de cores. Os itens são produzidos a partir de componentes sobrepostos, com encaixes inteligentes, otimizando a capacidade produtiva. O projeto apresentou soluções que responderam a equação “desejável X viável tecnicamente X lucrativo”, demandada pela 3M, tornando-se um case de repercussão global dentro da multinacional.

O Prêmio IDEA/Brasil está em sua quinta edição e é a única versão fora dos Estados Unidos do Prêmio IDEA (International Design Excellence Awards), organizado pelo IDSA (Industrial Designers Society of America) desde 1980. Trata-se da vitrine mais reputada e disputada por designers e empresas, apresentando o valor econômico e importância do design para o desenvolvimento dos mais variados setores produtivos.

Pligg: ouro na categoria Produto-Comunicação

Nova linha de limpeza de chão da marca Scotch-Brite,

desenvolvida para a 3M, levou bronze em Produto-Cozinha

Marca a+ conquistou bronze em Estratégia de Design

Sobre o GAD’ - Grupo de Serviços de Marca

O GAD’ Grupo de Serviços de Marca é a maior consultoria de branding e design do Brasil. Com o posicionamento de Grupo de Serviços de Marca, possui cinco empresas, incluindo operações especializadas em branding, inovação, environmental design e propaganda, bem como comunicação digital e tecnologia.  As atividades realizadas em mais de 25 anos têm como ponto de destaque a abordagem interdisciplinar, que norteia os conceitos e visão de todas as empresas. O GAD’ possui projetos premiados internacionalmente e é considerado referência mundial nas áreas em que atua. No total, conta com mais de 170 profissionais nos escritórios de Porto Alegre, São Paulo e Novo Hamburgo (RS).