Nova edição da revista D2B celebra o movimento

29.Fevereiro

Publicação do GAD’ – Grupo de Serviços de Marca comprova força do design como propulsor de soluções e vetor do dinamismo de marcas e negócios

O que existe em comum entre marcas, negócios e, até mesmo, grandes metrópoles? Todos passam por constantes transformações, em uma velocidade nunca vista antes. Neste cenário em que tudo muda tão rapidamente, o design pode ser um dos principais orquestradores, proporcionando soluções nos mais diversos segmentos. Essa conclusão fica facilmente comprovada na 8ª edição da Design to Branding Magazine (D2B). A publicação desenvolvida pelo GAD’ – Grupo de Serviços de Marca constitui um verdadeiro referencial sobre a comunicação de marcas e tendências do design no Brasil e no mundo.

No artigo “A cidade legível”, sobre o Institut pour la Ville en Mouvement (Instituto pela Cidade em Movimento, tradução livre), o foco está no branding do movimento, traduzindo os desafios de informar os públicos urbanos em tempos de mobilidade mais complexa e acelerada. Além disso, os leitores poderão acompanhar pontos de vistas inspiradores nas entrevistas do designer argentino Ronald Shakespear, co-autor do Plano Visual de Buenos Aires, elaborado nos início da década de 1970, e de Julius Wiedemann, editor e diretor de publicações da Taschen, uma das casas mais prestigiadas do mundo no trabalho com artes visuais, design, publicidade e cultura digital.

A D2B tem ainda artigos que abordam temas como digital branding e o design nos BRICS, incluindo seu papel na inovação e no desenvolvimento econômico, cultural, social e ambiental dos países emergentes, bem como os desafios para alcançar os novos consumidores de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Assuntos como inovação, utilização de cores para a inclusão social dos daltônicos e dicas de leitura do segmento tornam o conteúdo ainda mais abrangente. Os leitores poderão ainda conhecer um pouco da carreira do ilustrador e animador israelense Denis Zilber, que já atuou em campanhas da agência McCann Erickson na Índia e tem como clientes as revistas internacionais Playboy, Blazer, GQ e FHM, entre outras. A publicação também destaca o trabalho de designers renomados internacionalmente como Jerome Olivet, Diddo e Dror Benshetrit.

Teoria na prática - Os profissionais mais pragmáticos, que desejam ver como o design e a comunicação de marcas podem transformar os negócios, encontrarão diversos cases na D2B. Entre eles, a criação da primeira marca nacional de medicina diagnóstica, em projeto para a Fleury. Também é possível saber como foi feita a remodelagem da linha Lubrax, com revitalização da marca de lubrificantes. Outro exemplo detalhado é o trabalho de reformulação da marca Herval, rede tradicional no comércio de eletrodomésticos e com atuação em outros segmentos. O posicionamento estratégico da Cetip, empresa integradora do mercado financeiro, também faz parte da edição.

Luciano Deos, fundador e CEO do GAD’ – Grupo de Serviços de Marca e publisher da D2B, acredita que a publicação fomenta a reflexão sobre a criatividade e força do design como propulsor de soluções para o universo dos negócios e a sociedade. “Esse exercício de pensamento é fundamental em um momento de desafios nos países emergentes com relação à economia criativa, um dos grandes vetores do desenvolvimento e sustentabilidade”, ressalta.

A publicação tem tiragem de 10 mil exemplares, com distribuição gratuita aos profissionais do setor de Design, Comunicação e Marketing e chega também ao meio acadêmico, entidades, imprensa e instituições governamentais. A revista recebeu premiação máxima no Gold Ink Awards 2009, em Chicago, um dos prêmios mais prestigiados do setor gráfico internacional.