BUILDING BRANDS, CREATING NEWS

3M usa design thinking para envolver consumidores na criação de produtos

24.Fevereiro

Multinacional entra no mercado brasileiro

de “home care” com nova linha da Scotch-Brite

 

Inverter o desenvolvimento de produtos direcionando o fluxo das ideias de fora para dentro foi a principal característica da criação da nova linha de produtos da 3M voltada ao “home care”. O lançamento amplia o escopo da marca Scotch-Brite, sendo a porta de entrada da multinacional em mais um nicho do segmento de higiene e limpeza no País. Toda a concepção da linha contou com a consultoria do GAD’ Innovation.

O projeto envolveu não somente a expansão do leque de atuação de uma marca amplamente reconhecida, mas também alguns desafios. O principal era conciliar o desenvolvimento dos produtos dentro da equação “Desejado X Viável X Lucrativo”. O gerente do GAD’ Innovation Fabiano Pottes, responsável pelo projeto, salienta. “Resolver esta equação é um processo estratégico delicado, necessitando de clareza dos objetivos e criatividade na solução de problemas. A multidisciplinaridade é essencial ao percorrer nestes três campos da equação, sem perder o foco nas pessoas ou no resultado”.

A estratégia adotada contou com consumidores ao centro decisório, com participação ativa nas diversas etapas de elaboração dos utensílios.

Segundo o diretor executivo do GAD’ Innovation, Charles Bezerra, a estratégia do projeto contemplou todos os pontos que definem os métodos da cadeia produtiva. “Realizamos pesquisas etnográficas na casa de dezenas de consumidoras e os desejos dos consumidores foram respeitados e validados durante todo o processo de design” ressalta.

Esse movimento viabilizou o lançamento da nova linha composta por quatro vassouras, dois rodos e escova de mão. Os resultados estão sendo acompanhados de perto por uma equipe internacional da 3M e os produtos desenvolvidos no Brasil poderão chegar a outros países. Além disso, o projeto deve contribuir para a subsidiária brasileira alcançar a primeira posição dentro da 3M, em itens de consumo, fora dos Estados Unidos.

A especialista técnica em Pesquisa & Desenvolvimento da 3M, Guacira Rigon, destacou os benefícios da troca intensa por meio da interação com os consumidores. “Todo processo começa com a avaliação de mercado e dos clientes. Verificamos com eles o que era importante em produtos home care antes de saber o que faríamos. O diálogo aberto foi essencial para superar os desafios da demanda percebida e de produção física. Além disso, o processo colaborativo trouxe à nova linha padrão no desenho e uso de cores. Harmonia e identidade não existem nos produtos da concorrência para esse nicho”, enfatiza.

 

 

 

Sobre o GAD’Innovation

O GAD’Innovation é uma consultoria de inovação, desenvolvimento de produtos, serviços e cultura, que ajuda empresas e organizações a entender o presente e pensar o futuro, por meio da Cultura de Inovação. A implantação de movimento próprio e customizado de inovação nas empresas clientes proporciona o ambiente ideal para o desenvolvimento de novas linhas de produtos ou diferenciação daqueles já existentes, bem como a criação de experiência única e marcante na prestação de serviços, contribuindo também para ampliar a oferta de acordo com cada modelo de negócios.