Gad`Retail explora storytelling na ambientação da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi São Paulo

26.Setembro

Personagens universalmente conhecidos marcam a sinalização

e visual merchandising da nova loja da Livraria Cultura

As histórias universalmente conhecidas pelo público ajudam os clientes a circular pela nova Livraria Cultura do Shopping Iguatemi São Paulo, inaugurada no mês passado. O trabalho de sinalização e visual merchandising do ponto de venda foi realizado pelo Gad’Retail e usou como referência o storytelling.

O desafio da consultoria de design de varejo foi criar uma sinalização em sintonia com o projeto arquitetônico da loja, assinado por Marcio Kogan, e manter a funcionalidade do espaço para os clientes. Um elemento bastante utilizado foi o cubo, já presente na comunicação da Livraria Cultura atualmente.

As peças da sinalização trazem pictogramas inspirados na comunicação universal e resgatam as artes, sempre conectando os personagens citados ao espaço em que ele está inserido. Para sinalizar os elevadores, por exemplo, há imagens de Mary Poppins, Homem Aranha e Rapunzel, todas acompanhadas por citações das obras em questão. Na indicação do restaurante, há referência à obra “Alice no País das Maravilhas”.

“A linguagem usada busca a simplicidade e aposta no processo intuitivo do cliente para circular pela loja. Ao mesmo tempo, esses elementos evocam o pensamento nas pessoas, dando margem para diferentes interpretações, já que elas têm de buscar suas referências na memória”, explica Leonardo Araújo, diretor de Criação do Gad’Retail.

Sobre o Gad’Retail

O Gad’Retail é uma unidade de negócios do GAD’, uma das consultorias mais importantes do País, especializada em Retail Design Experience. Sua atuação tem foco em análise, auditoria, estratégia e segmentação do ponto-de-venda para a criação de ambientes de varejo inspiradores. A consultoria atua também em projetos de Space Planning para ambientes corporativos. No caso dos projetos voltados ao varejo, as ações envolvem a implantação e sistematização de redes de varejo, sistemas de merchandising e de sinalização. Todo o trabalho é direcionado para atingir o consumidor no ponto-de-venda por meio dos sentidos: tato, visão, olfato, audição e paladar. O estímulo dessas percepções equilibrado estrategicamente cria atração e ativação no momento da compra.