GAD` e Mijksenaar remodelam sinalização do Aeroporto de Guarulhos com wayfinding design

16.Novembro

Desenvolvimento do projeto contempla design das peças e sinalizadores,

logística, arquitetura do local, ergonomia, fluxo e segurança dos passageiros

Mobilidade é palavra chave em qualquer ponto de tráfego intenso de pessoas. Para melhorar a movimentação dos usuários no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a Invepar, concessionária que assumiu a gestão da operação, contratou o GAD’, empresa brasileira que atua com o wayfinding design, e a holandesa Mijksenaar’, uma das consultorias mais importantes do mundo no segmento. Ambos atuaram em parceria no projeto para remodelar toda a sinalização do local. A medida é uma das principais mudanças na infraestrutura do aeroporto no início da nova administração, com investimentos de R$ 3,5 milhões para o projeto e sua execução.

O wayfinding design é um conceito já difundido nas metrópoles mais avançadas do mundo e está baseado no tripé orientação, navegação e informação. Desta forma, os usuários são guiados sabendo onde estão e o seu destino, bem como qual o caminho a seguir e a melhor forma de percorrê-lo. O objetivo do novo sistema de sinalização é tornar a experiência ao aeroporto mais tranquila, fácil e confortável.

O planejamento tem foco nas situações mais importantes para os passageiros que chegam ao aeroporto para o embarque ou desembarque. Para eles a sinalização adequada e precisa é essencial para garantir agilidade e segurança durante o deslocamento.

“Essa remodelação visa proporcionar ao passageiro uma experiência superior. Bons sistemas de sinais geram grande impacto na satisfação do usuário, aumentando a confiança no prestador do serviço. Além disso, a economia de tempo na mobilidade permite ao usuário melhores condições para usufruir outras atividades como a área comercial.

Projeto – O trabalho desenvolvido por GAD’ e Mijksenaar envolve 40 profissionais entre projeto e instalação. O planejamento abrange a localização e o design das placas. A comunicação terá o amarelo como cor predominante, pois permite melhor visibilidade e utilização de placas menores, com redução no uso de materiais e custos. Ademais, sinalizadores amarelos iluminados deixam os ambientes mais claros, atraindo as pessoas para locais que hoje são mais escuros.

A ação engloba também toda a parte de padronização de cores da sinalização relacionada aos serviços comerciais ou de primeira necessidade, incluindo o uso de pictogramas (imagens icônicas que indicam áreas e serviços) de acordo com padrões internacionais.

Além do wayfinding com foco nos principais pontos da operação aeroportuária, o ambiente foi trabalhado por um projeto de environmental design. O objetivo é a melhoria dos espaços, tornando-os mais receptivos e claros, sem interferências visuais. Ele também é responsável pela integração da identidade visual dos espaços de todos os terminais.

No total, serão cerca de 950 novos sinalizadores, sendo 670 iluminados com tecnologia led, que permite redução no consumo de energia elétrica. A remodelação também inclui mudanças nas tabelas com informações sobre os vôos, apresentadas em telas distribuídas pelo aeroporto. Elas passarão a seguir a lógica e necessidade dos usuários, tendo como ordem prioritária as informações de horário, destino e companhia aérea. Os dados alternarão números e letras, facilitando o entendimento e rápida checagem das informações.

Todas as mídias presentes no local para informações sobre a operação e serviços, bem como os espaços publicitários, passarão a ter distinção clara entre elas, facilitando a transmissão das mensagens e a compreensão dos usuários.

“A sinalização correta, compreensível, consistente e com bom design é essencial para a orientação e conforto do público. A nova proposta tem como premissas os direcionamentos claros, informações precisas e instruções simples. Ela também contempla a utilização sustentável dos recursos, além de diversificar e integrar os meios de comunicação implementados”, ressalta Leonardo Araújo, diretor executivo do Gad’Retail e um dos responsáveis pelo projeto em conjunto entre GAD’ e Mijksenaar para o Aeroporto de Guarulhos. Segundo ele, o wayfinding design gera um diferencial na oferta do serviço e constitui uma solução com demanda crescente no Brasil, em operações como portos, aeroportos e metrô, entre outras.

Imagens demonstram o antes e depois da implementação

do novo projeto de sinalização do Aeroporto de Guarulhos

Antes                                                 Depois

Antes

Depois

Antes                                                 Depois

Sobre o GAD’ - Grupo de Serviços de Marca

O GAD’ Grupo de Serviços de Marca é a maior consultoria de branding e design do Brasil. Com o posicionamento de Grupo de Serviços de Marca, possui cinco empresas, incluindo operações especializadas em branding, inovação, environmental design e propaganda, bem como comunicação digital e tecnologia.  As atividades realizadas em mais de 25 anos têm como ponto de destaque a abordagem interdisciplinar, que norteia os conceitos e visão de todas as empresas. O GAD’ possui projetos premiados internacionalmente e é considerado referência mundial nas áreas em que atua. No total, conta com mais de 170 profissionais nos escritórios de Porto Alegre, São Paulo e Novo Hamburgo (RS).

Sobre Mijksenaar

Mijksenaar é uma das mais importantes consultorias do mundo especializada em wayfinding, que envolve o design de orientação visual, navegação e sistemas de informação. O escopo do trabalho vai desde as instruções aos usuários até a sinalização. A empresa holandesa foi fundada em 1986 e tem seus projetos desenvolvidos a partir de abordagens sistemáticas e análises aprofundadas. Desta forma, as propostas apresentam soluções para os problemas mais complexos de design. Nossos sistemas de pesquisas já foram testados e aprovados em projetos de ambientes novos e já existentes. A meta da Mijksenaar é produzir design que entregue a máxima qualidade possível e proporcione conforto e prazer aos usuários dos ambientes.