GAD` lança BrandView 2014, um painel anual de indicadores de performance das marcas.

31.Janeiro

Pelo segundo ano consecutivo, estudo global será rodado no  Brasil com mais de 200 marcas, se estabelecendo como um painel anual  de indicadores de performance das marcas.

O BrandView, estudo global de marcas criado pelo Lippincott’ há cinco anos e trazido para o Brasil pelo GAD’, acontece pelo segundo ano consecutivo no País. Entre as novidades da edição 2014 estão o aumento no número  global e local  de marcas, a inserção de um novo mercado, e a transformação da pesquisa em um painel anual.

Com o Brandview, o mercado passa a ter acesso a um estudo personalizado de seus segmentos, informações antes só disponíveis a grandes empresas. Serão 1300 marcas analisadas em 5 mercados e mais de 200 avaliadas no Brasil, 50 a mais que na primeira edição, sendo 140 brasileiras e 60 internacionais.

As entrevistas começaram a ser realizadas em janeiro e a entrega dos resultados para as empresas participantes deve ocorrer a partir do final de março. Um dos diferenciais do BrandView em relação a outros projetos é que não há a formação de ranking. O objetivo principal é fazer um mapeamento estratégico da performance das marcas considerando entre as variáveis história, experiência, autenticidade, vitalidade e potencial futuro. O estudo, que além de Brasil era rodado também nos Estados Unidos, Inglaterra e China, agora passa a contar com mais um novo mercado, o Japão.

“O BrandView tem uma abordagem exclusiva de mensuração e gerenciamento das marcas. A pesquisa de 2014 abrangerá dezenas de milhares de consumidores, em quatro continentes, e mais de mil marcas, das líderes de hoje aos emergentes de amanhã. Além dos diferenciais já trabalhados pelo estudo, a nova edição também investigará os aspectos que conduzem ao engajamento de marca e explorará as diversas maneiras que elas têm de criar valor emocional e funcional junto aos clientes”, diz Amit Sabharwal, consultor da Lippincott, que coordena o projeto a partir de Nova Iorque.

No Brasil, o tracking contínuo de marca demandava alto investimento, o que restringia a ferramenta a um número limitado de empresas. O GAD’, como fruto da sua parceria com a Lippincott, trouxe  o BrandView porque identificou o potencial da ferramenta e seu componente inclusivo, que permite que as informações estejam agora ao alcance de todo o mercado. “Essa experiência de um ano foi muito valiosa. A recepção do mercado foi ótima. Dedicamos o segundo semestre para desenvolver melhor o estudo e adaptar a realidade do mercado brasileiro. ”, ressalta Luciano Deos, diretor presidente do GAD’.

Com o formato de painel, o BrandView permitirá a criação de uma série histórica, baseada em métricas inovadoras, e que ajudará o mercado a entender a evolução do comportamento das marcas por meio de diferentes pontos de vista. Elas também poderão acrescentar análises mercadológicas de outros países no próprio segmento.

O estudo classifica as marcas em 16 segmentos, que incluem saúde e serviços financeiros, por exemplo, subdivididos em 36 categorias. A classificação da análise foi adaptada para o mercado brasileiro com o objetivo de dar paridade à segmentação do mercado nacional com os outros mercados. “Trabalhamos intensamente para que o Brandview Brasil 2014 esteja alinhado à realidade do mercado brasileiro, sem perder sua forte identidade global. Além disso, estudamos rankings mundiais e podemos afirmar que o estudo tem insights valiosos para contribuir na construção de marcas”, explica Nicolas barbosa, Coordenador do projeto BrandView no Brasil.

O GAD’ é, reconhecidamente, uma das mais importantes consultorias de marca do Brasil. Em seus 30 anos de trajetória, tem ajudado centenas de empresas a transformarem seus negócios, criando valor e diferenciação, por meio de posicionamentos e experiências de marcas diferenciadas. Baseado numa crença de que marca é um instrumento poderoso e de que seu papel é traduzir a cultura da empresa, potencializar a estratégia do negócio e direcionar a experiência de seus produtos e serviços, o GAD’ se utiliza de uma metodologia proprietária, integrada e colaborativa, para criar conceitos e soluções inovadoras, levando empresas e clientes a um novo patamar de construção de marca.

O GAD’ estruturou suas competências e serviços para apoiar seus clientes em todo o processo de desenvolvimento de marca; estratégia e identidade, design e experiência, ativação e comunicação, entregando ao mercado, de fato, uma solução completa e reafirmando seu compromisso num processo integrado e contínuo de construção de  marca.

O GAD’ construiu ao longo da história um portfólio robusto de clientes, de grandes organizações a jovens empreendedores, destacando-se empresas como Vivo, Gerdau, CPFL Energia, Petrobrás, Net, Dass, Ipiranga, claro, entre outros. A equipe multidisciplinar, altamente qualificada, de aproximadamente cem profissionais, fica alocada em seus escritórios de São Paulo e Porto Alegre.

Sua atuação ética e construtiva diante do mercado, somada aos mais de 150 prêmios, como Cannes Lions, London Design Awards, New York Festivals, IF Design, entre outros, levaram o GAD’ a desfrutar de uma grande reputação, nacional e internacional, e a se posicionar, verdadeiramente, como empresa pioneira, líder e referencial em se tratando de consultoria de marca.