2010

  • Brand Strategy
  • Logo Design & Visual Identity
  • Brand Language
  • Corporate Communication
  • Internal Communication System

SEGURANÇA QUE MOVE O MERCADO

Sem fins lucrativos até 2009, a Cetip era vista pelo mercado quase como um cartório – um lugar onde as pessoas entram por obrigação legal e que geralmente causa uma impressão de burocracia e conservadorismo. A desmutualização autorizada em 2008, e que resultou no IPO do ano seguinte, alterou radicalmente as suas características empresariais. Em 2010, a companhia comprou a GVR, empresa de registro de Gravames, que conecta dados entre Detrans, Financeiras e consumidor final, e passou a atuar no mercado financeiro de forma completa.
A nova fase coincidiu com os 25 anos da empresa. Era necessário pautar a mudança no que dizia respeito à gestão e à cultura corporativa. Precisava de uma marca que traduzisse esse novo momento e que deixasse claro aos clientes e ao mercado que a Cetip entrava em uma nova fase de sua existência.

SOLUÇÃO

A empresa contou com o GAD’ para construir o posicionamento, a linguagem, a identidade e a comunicação da marca. Tomando a eficiência, a agilidade e a inovação como atributos básicos do trabalho da Cetip e a segurança como essência da marca, o GAD’ chegou ao posicionamento “segurança que move o mercado”. Esses conceitos serviram de plataforma para a criação do logo, que reflete a forma como a empresa atua e compõe a sua identidade.
O círculo foi escolhido por ser uma forma perfeita sem começo ou fim, que remete à integridade, consistência, credibilidade, perfeição e ação. Na marca, ele representa segurança em movimento, evolução constante e garantia de que nada está fora do lugar. As cores diferentes no círculo também trazem importantes significados. A parte que abrange a letra C fortalece a inicial do nome corporativo. O detalhe que completa o círculo lembra o fecho de um cadeado.
Ao público interno, a companhia reservou uma série de produtos para marcar a nova etapa de desenvolvimento do negócio – especialmente em imagens –, que mantêm a essência da marca. Com uma campanha de revelação da marca para os colaboradores e o lançamento de um vídeo institucional, folders e anúncios em revistas voltadas ao mercado financeiro, foi possível envolver funcionários e clientes e tornar a Cetip uma marca mais presente na percepção do público em geral.

RESULTADOS

A partir de agora, a Cetip passa a ter um novo modo de se comunicar com os colaboradores e com a comunidade – sejam clientes ou não. Essa mudança abrange um profundo e extenso processo no que diz respeito à gestão e à cultura corporativa. A comunicação da nova marca transmite equilíbrio, tranquilidade e segurança, que são características da empresa. Abrange ainda uma neutralidade importante, já que a Cetip conecta as pontas de uma transação financeira de forma imparcial.

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